Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 15:12
93 99192-6623
Pará Período Defeso

240 quilos de peixes aprendidos durante fiscalização em Altamira

SEMMA flagra pescado no defeso

23/11/2021 17h25 Atualizada há 2 semanas
Por: Jornalismo
Pescados foram doados para instituições em Altamira - Foto: SEMMA Altamira
Pescados foram doados para instituições em Altamira - Foto: SEMMA Altamira

240 quilos de peixes e malhadeiras foram apreendidos em uma área do rio Xingu em pleno período da piracema, onde a captura de espécies em reprodução como Matrinxã, Pacu, Curimatã, Mapará, Amarelo, Piau e Branquinha é proibida. Pescados fora do tamanho permitido também foram encontrados. O Tucunaré só pode ser capturado até 35 centímetros e o Surubim até 80 centímetros.

A fiscalização é da Secretaria do Meio Ambiente com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar e aconteceu no último sábado (20) em Altamira, sudoeste do Pará.

"Nesse período a gente vai tá levantando a necessidade real de cada fase. Nessa primeira fase será feito o monitoramento, esclarecimentos, ainda em caráter orientativo e apenas a solicitação do retorno, vai ser feita a confiscação dos apetrechos que são ilegais e orientação.", Jânio Almeida, Secretário SEMMA. 

O chamado período defeso começou no dia 15 de novembro e segue até 15 de março de 2022. Só é permitida a pesca até 10 quilos de peixe mais um exemplar para pescadores profissionais, já para amadores o número cai para 5 quilos mais exemplar. A captura só pode ser feita com varas de pescar ou linha à mão.

Os pescadores profissionais devem receber o auxilio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir que a pesca das espécies em proibição não seja feita. Segundo a Colônia de Pesca de Altamira, são cerca de 500 pescadores que possuem carteira profissional e têm direito a receber o seguro, pago em quatro parcelas de um salário mínimo. 

A fiscalização deve seguir em Altamira. O pescado que foi apreendido foi doado para a Casa Divina Providência, Espaço de Convivência para Meninos e Meninas e Lar dos Idosos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 14h54 - Fonte: Climatempo
28°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 32°

32° Sensação
6 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.