Quinta, 28 de Janeiro de 2021 03:08
93 9192-6623
Altamira Estudantes

Estudantes de Altamira vão às ruas em protesto contra cortes na educação

Estudantes de Altamira vão às ruas em protesto contra cortes na educação

16/05/2019 13h39 Atualizada há 2 anos
14
Por: confirmanoticia
Estudantes de Altamira vão às ruas em protesto contra cortes na educação

Além do corte no repasse para as federais, 3.474 bolsas para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidas pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) também foram suspensas.

Wandria Miranda está fazendo um curso técnico no Instituto Federal do Pará em Altamira. A estudante conta como ela e os colegas receberam a notícia do bloqueio de recursos, anunciado pelo ministério da educação, MEC, no último dia 9 de maio. "Nós estamos muito impactados porque de uma fora ou de outra vai atingir a gente e nossos amigos que ainda estão em escolas municipais estudais", contou Wandria.

O manifesto que aconteceu em todo o brasil também teve destaque em Altamira. Cerca de 300 alunos, professores e servidores estiveram presentes no ato. O MEC bloqueou 24,84% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais. Essas despesas incluem contas de água, luz e compra de material básico, além de incentivar as pesquisas.

"Gestão de pessoas não é afetada pelo corte, mas as bolsas pelas Capes se forem cortadas impedem e inviabilizam muitos profissionais de continuarem nessa pesquisa. Quem está fazendo pesquisa não tem como fazer pesquisa e trabalhar". Explica Maria Ivonete da Silva coordenadora da UFPA em Altamira.

No IFPA o corte vai afetar diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com a instituição, a decisão atinge não somente a oferta de cursos e a rotina das aulas, mas também a aquisição de materiais, a retomada de obras e principalmente, o funcionamento da instituição.

O ato, em Altamira, iniciou na frente da Universidade Federal do Pará e seguiu pelas principais ruas da cidade. Sobre as mobilizações em todo o país, o presidente deu uma declaração ao chegar a Dallas, no estado norte-americano do texas. “A maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8 não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil”, afirmou Bolsonaro.

https://www.youtube.com/watch?v=ui4G13CHHGA&feature=youtu.be

Assista ao vídeo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 03h05 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
8.2 km/h Vento
92.5% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.