Na última segunda-feira (21), a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, entregou dois imóveis destinados a servir como sedes das associações Araweté do Médio Xingu, da Terra Indígena Araweté do Igarapé Ipixuna, e Tato’a, da Terra Indígena Apyterewa, do povo Parakanã. As novas sedes, situadas no bairro Tavaquara, em Altamira, terão um papel central para as atividades das associações, que representam 54 aldeias indígenas, oferecendo um espaço para reuniões, cursos e exposições de artesanato.
A doação dos imóveis faz parte dos compromissos da Norte Energia no Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da UHE Belo Monte e procura apoiar a autonomia das comunidades indígenas locais.
“A entrega dessas sedes é um marco no processo de licenciamento, entre as ações de incentivo ao protagonismo dos povos indígenas. Para definir esse apoio, dialogamos para alinhar as expectativas e, assim, chegamos a essa composição junto às comunidades indígenas”, explica Sabrina Brito, gerente Socioambiental do Componente Indígena da Norte Energia.
A Associação Tato’a, que representa 867 indígenas do povo Parakanã em 22 aldeias da TI Apyterewa, utilizará a nova sede para acolher as demandas da comunidade, especialmente de mulheres e jovens.
“Estou muito feliz e animada por representar meu povo. Vamos usar a casa para trabalho, cuidado com nossos parentes e para expor nosso artesanato e pintura corporal, fortalecendo nossa identidade”, ressalta Wenatoa Parakanã, presidente da associação.
Já a Associação Araweté do Médio Xingu, que representa 620 indígenas de 32 aldeias, destaca a importância do espaço para fortalecer a cultura e a unidade da comunidade.
“A sede é muito importante para nós. Agradecemos à equipe da Norte Energia pela parceria e pelo diálogo, pois essa iniciativa vai fortalecer a cultura e a comunidade Araweté”, enfatiza Awinhoo Araweté, presidente da associação.
A doação integra o Programa de Fortalecimento Institucional (PFI), vinculado ao PBA-CI, que visa reforçar a estrutura e a atuação de associações e organizações indígenas na busca por seus projetos e representatividade política e jurídica na região do Médio Xingu.