Conforme o apurado, o secretário de saúde de Altamira, sudoeste do Pará, foi intimado pela Polícia Federal (PF), na manhã da última quarta-feira (28), para prestar esclarecimentos sobre um contrato de prestação de serviços de plantões médicos, consultas e outros serviços para atender o Fundo Municipal de Saúde de Altamira, com dispensa de licitação no valor de R$ 9.075.670,00.
A equipe de jornalismo da Vale do Xingu, teve acesso ao documento em que o secretário Waldeci Aranha Maia foi intimado pela delegacia de PF em Altamira. Conforme a intimação, ele deveria comparecer na manhã desta quarta-feira às 11h, ou estar disponível para uma videoconferência. Até o momento a PF não se pronunciou sobre o caso e informou apenas que investigações em andamento não são comentadas pela polícia.
A Vale do Xingu conseguiu apurar que de forma unilateral, a secretaria de saúde do município encerrou o contrato com a empresa que prestava os serviços de plantões e consultas na rede municipal, e contratou com dispensa de licitação, uma nova empresa. O contrato administrativo foi assinado no dia 1º de fevereiro de 2024, como mostra o documento.
Segundo o contrato, entre os serviços que devem ser prestados, estão:
Com vigência de 180 dias, o contrato teria encerrado no último dia 30 de julho, pelo contrato, a empresa recebeu aproximadamente R$ 1.500.000,00 por mês. A equipe de jornalismo entrou em contato com o secretário de saúde, ele informou que a audiência referente a intimação foi adiada.
Mín. 22° Máx. 40°