Chegou ao fim o IGTV, a plataforma para publicação de vídeos longos do Instagram, lançada em 2018. O app exclusivo da ferramenta passa a se chamar “Instagram TV” e se torna parte das publicações comuns do feed, que têm agora limite de duração estendido para até 60 minutos. A ferramenta saiu do ar nesta terça-feira (5).
Quando foi inaugurado, o IGTV tinha como proposta competir de frente com canais mais consagrados, como o YouTube, mas sua proposta não vingou — mesmo com diversas tentativas e um app inteiramente focado nele. O formato chegou a ganhar um botão exclusivo na tela principal do Instagram, mas não durou muito até a rede social deixar ele de lado.
O aplicativo dedicado será mantido (pelo menos por enquanto) e servirá como “um lugar para pessoas irem quando quiserem assistir a vídeos”, contou um porta-voz da empresa ao site The Verge. A tendência crescente de consumo de vídeos curtos serviu para afundar ainda mais o formato de publicações longas do Instagram, que por si só voltou seus esforços para elaborar um concorrente direto para o modelo emergente, o Reels.
A mudança no aplicativo do IGTV começa a ser liberada nesta terça-feira, então é questão de tempo até aparecer no seu celular.