Com expectativa de receber 50 mil pessoas, Santarém terá o I Festival de Cinema de Alter do Chão. O evento ocorrerá em outubro de 2019, na Vila de Alter. Serão 7 dias, com programações que atingem visibilidade regional, nacional e internacional.
Como parte da programação e produção do evento, nesta quinta-feira (14), começou o primeiro seminário do Festival. Vários municípios estão participando do evento, entre eles Altamira que tem uma caravana TransXingu, com aproximadamente 20 pessoas.
A palestra de abertura aconteceu no Auditório da Ufopa Campus Tapajós. A palestrante convidada foi a Dra. Angélica Coutinho, Superintendente de Desenvolvimento Econômico (SPE) da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Ela apresentou o panorama do audiovisual na Amazônia e as linhas de financiamento para o setor.
Nos dias 15 e 16, a programação do seminário segue no auditório do Hotel Mirante da Ilha em Alter do Chão, com outras palestras e debates. Entre elas: a de Zico Goes, diretor da Fox International e Julia Priolli, diretora da Fox Latinoamérica, Renée Castelo, supervisora de programas da Globo News, Ramiro Azevedo, diretor dos canais Box Brazil, a do cineasta Anselmo Duarte Júnior, dentre outros nomes do mercado audiovisual nacional e internacional, como Argel Medeiros, diretor da Olhar Distribuição, vencedora do Festival de Gramado 2018 com o filme “Ferrugem”.
Para o diretor de fotografia Locca Faria, coordenador geral do Festival de Cinema de Alter do Chão, “esta é uma grande oportunidade para o setor audiovisual brasileiro conhecer as histórias da Amazônia e se integrar nesse universo místico e na riqueza das nossas lendas e do nosso povo”.
A #CinemaAlter está sendo usado pelos participantes para divulgar todas as ações do evento. Também é possível acompanhar a transmissão ao-vivo pela página do evento.
Festival
O objetivo do evento é promover a produção audiovisual na Amazônia, para mostrar a cultura local através dos olhos dos nativos. Por isso, o trabalho conta com todas as lideranças sociais, etnias indígenas, produtores locais, parcerias institucionais, além de outros.