Com apoio de sete órgãos e instituições o Ministério Público Federal deflagrou a Operação Avarum, nesta terça-feira (02). O alvo da operação é o PDS Esperança, uma área de proteção que fica dentro do território de Anapu, Sudoeste do estado.
As equipes tiveram trabalho para chegar aos pontos de desmatamento identificados com apoio de imagens de satélite, com as estradas escorregadias, foi preciso apoio para seguir viagem.
Os agentes apreenderam equipamentos utilizados no desmatamento ilegal, e aplicaram multas no valor de R$650 mil reais. Uma área de aproximadamente 97 hectares foi identificada como foco de desmatamento dentro da área de proteção.
Os agentes identificaram a retirada de recursos naturais de forma contínua no PDS, com investimento que pontam ações individuais, ou seja, é possível que pessoas estejam agindo dentro do plano de desenvolvimento de forma predatória, explorando e comercializando madeira, o que é incompatível com a essência do programa criado pelo Incra.
Entre as espécies exploradas, as equipes encontraram toras e tábuas de castanheira, árvore protegida pela legislação ambiental. O PDS Esperança foi criado pelo INCRA para o uso coletivo e sustentável da terra, dentro do programa nacional de reforma agrária.
Área de conflitos históricos, o PDS foi marcado pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang, em fevereiro de 2005. Participaram da operação: a polícia federal, polícia rodoviária federal, Ibama, ministério público estadual, defensoria pública da união, e polícia militar.