A arma foi apreendida no distrito de Cachoeira da Serra após uma discussão por terras na zona rural. O uso de armas de ar comprimido de calibre inferior a seis milímetros é permitido no país, mas seu ingresso no território brasileiro sem autorização prévia é crime de contrabando.
Um homem, identificado como Ênio José Milcharek, de 64 anos, natural do Paraná, foi preso com uma arma de pressão adaptada para o calibre 22 após denúncia feita por um homem que procurou a polícia militar informando que suas terras no travessão do Rio Flexa, km 76 da BR-163, haviam sido invadidas.
Segundo o homem, também havia sido retirado toras de madeira de sua área. O mesmo alegou ter sofrido ameaças. Ao chegar ao local, o suposto invasor disse a polícia ser o dono das terras em questão.
Diante das discussões os dois foram orientados a realizar boletim na polícia. Após revista na residência do Ênio José, foi encontrado no quarto, uma arma de pressão adaptada para calibre 22, sem numeração. Ênio foi conduzido à delegacia de polícia de Castelo de sonhos para procedimentos.