Famílias que habitam na Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, vêm participando da pesquisa social da Prefeitura de Belém. O objetivo da ação é conhecer de perto a realidade socioeconômica das pessoas para, posteriormente, discutir soluções com os diversos órgãos da administração municipal. Os trabalhos são desenvolvidos pelas equipes do Departamento Social da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que iniciaram a pesquisa em abril e dialogam com as pessoas que moram no local.
Apoio direto às famílias
Marilene Carneiro, de 53 anos, é dona de casa e mora com o pai na Vila da Barca desde que nasceu. Ela contou que já é possível perceber avanços na região em razão da atuação da Prefeitura de Belém.
“Nós temos visto o cuidado da atual gestão com a gente. Na semana passada, vieram agentes nos dar orientações sobre a malária, dengue e a doença de Chagas”, contou Marilene. “O meu pai é idoso e precisa receber esse acompanhamento de tempos em tempos, coisa que a gente tem visto acontecer por aqui. Há um tempo que a gente não sentia esse acolhimento com a nossa população da Vila da Barca”, completou.
O mecânico Ricardo Viana, de 49 anos, também mora na Vila da Barca desde que nasceu. Ele disse que está confiante no trabalho da atual gestão municipal. “Estamos todos acreditando que o prefeito Igor Normando vai ajudar a melhorar nossa vida na comunidade. Temos acompanhado as atividades da prefeitura e visto que tem uma mobilização do governo para melhorar a nossa qualidade de habitação”, relatou.
Já Andreia Barbosa, cozinheira, elogiou o trabalho da Prefeitura de Belém e disse que está satisfeita com o município, já que tem visto a coleta de lixo regular e o funcionamento da UMS Vila da Barca. “Eu moro aqui desde 2002 e, de lá pra cá, percebo que só agora fizeram esforço para ouvir e compreender as nossas reivindicações. O nosso lixo tem sido recolhido e sempre que preciso levar meu filho no posto de saúde, somos bem atendidos”, enfatizou.
Trabalho integrado com outras secretarias
O secretário de Habitação de Belém, Hamilton Pinheiro Jr., disse que o trabalho de pesquisa social na Vila da Barca é apenas o início. “Nossas equipes visitam as áreas da comunidade, mas este é só o começo de uma série de ações sociais que a nossa secretaria vai promover dentro dos nossos projetos”, ressaltou. “Depois que o trabalho estiver concluído, vamos dialogar com outras secretarias para pensar e implementar as soluções.”
O secretário-executivo de Habitação de Belém, Lucas Lazera, destacou que a atuação do Departamento Social é fundamental para garantir o bem-estar das famílias que moram nos empreendimentos da Sehab. “O nosso trabalho aqui é dar voz às pessoas que moram na Vila da Barca, porque é dando visibilidade aos problemas apontados que poderemos pensar em soluções adequadas para o que for relatado às nossas equipes”, falou.