Uma residência do bairro Mutirão, em Altamira, sudoeste do Pará, foi invadida por um ladrão muito conhecido pelas práticas criminosas. Mábio Santos da Luz é o suspeito de roubar uma casa e ainda agredir dois idosos que estavam no local.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a bagunça deixada pelo criminoso na casa. As vítimas foram ameaçadas e agredidas, ele invadiu o local por volta das 03h30min da manhã da última segunda-feira (26) a procura de uma pasta com dinheiro.
"O ladrão entrou pela porta da cozinha (...) o meu amigo estava deitado no quarto e eu aqui na sala, e ele entrou devagar, abriu a porta do quarto e começou a vasculhar tudo, quando eu vi que começou a mexer tudo. Ele foi e botou a faca em cima de mim, me trouxe aqui na marra para minha cama, para ficar sentado sem fazer nada, e aí ele pegou as minhas coisas, e disse para mim assim...
"'Tem outro ai contigo, não tem?' Aí eu falei que tinha, aí ele disse 'já matei ele', falando desse jeito para mim, para me intimidar. Eu falei 'pronto, já matou o meu parceiro', e disse que eu ia morrer também. 'Se você não der conta da pasta com o dinheiro, que eu to sabendo que você tem uma pasta com dinheiro,' ele disse 'se eu não achar essa pasta vai ser pior para você.", relata uma das vítimas.
O criminoso teria roubado semijoias da residência. A outra vítima, de 65 anos, se assustou quando viu o criminoso dentro da casa, o assaltante entrou em luta corporal com ele, em seguida foi ferido por um facão que estava no local.
"Quando eu vim para cá, ele já estava agredindo ele aí, querendo que ele desse as coisas para ele, me ameaçou também, me fez sentar aqui na cama, com a faca na mão e facão, aí eu sentei, falava que ia me matar, matar o meu companheiro, ai nessa hora eu resolvi pegar ele.", explica a vítima.
"Quando ele se distraiu eu resolvi pegar ele, a gente acabou se bolando e parando la na cozinha, foi quando ele me furou com o facão, quando eu levantei a mão e também cortou a minha cabeça. Eu ficava pensando aqui quando eu tava sentando 'vai me matar, que eu tô aqui só sentado, e o meu coração só batendo rápido, mas naquela vontade de eu pegar ele"
Após o acontecido, as vítimas foram até a Delegacia de Polícia Civil de Altamira, para registrar um boletim de ocorrência e fazer o reconhecimento do rosto do suspeito. Mábio Santos da Luz tem uma extensa fixa criminal, tendo mais de 10 processos tramitando na justiça estadual.
Em 2017, Mábio foi preso por estuprar uma mulher idosa, que na época tinha 70 anos. Na semana passada, mostramos outras vítimas do criminoso no bairro Jatobá. Em um estabelecimento, Mábio comeu até os bolos que seriam para venda. Moradores ainda contam que não aguentam mais tanta insegurança.
"Não vou ficar mais aqui, porque não é a primeira vez que ele vem, e quando não tinha câmera e não era fechado os becos, ele entrou e roubou um tambor de água, e aí a gente deixou por isso mesmo, fechamos, pensamos que ia dar mais segurança, mas não intimidou ele e ele veio e arrombou a casa. A gente quer que a polícia dê conta. Para ver se consegue recuperar ao menos alguns dos objetos, e lutamos pela justiça.", lamenta uma das vítimas do Jatobá.
Mín. 22° Máx. 40°