Após diversos rumores, a assessoria de imprensa do SBT confirmou que o apresentador Silvio Santos, de 93 anos, está internado em um hospital de São Paulo com H1N1 desde a noite de terça-feira (16). A confirmação veio por meio de uma nota enviada à imprensa na manhã desta quinta-feira (18).
"O SBT informa que Silvio Santos está com H1N1. Ele está sendo medicado no hospital e está bem. Agradecemos o carinho de todos", declarou a emissora.
Continua após a publicidade
O SBT não divulgou o nome do hospital onde Silvio Santos está internado, nem informou sobre a previsão de alta. Até o momento, as filhas do apresentador não comentaram nas redes sociais sobre o estado de saúde do pai, que está afastado da TV desde setembro de 2022. Em 2021, Silvio Santos foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, após ser diagnosticado com Covid-19.
O H1N1 é um subtipo do vírus influenza A, conhecido por causar a gripe suína. Ele é responsável pela maioria das internações por síndrome respiratória aguda grave (Srag) no país. Os principais sintomas da influenza A H1N1 são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes. Outros sinais e sintomas que podem aparecer de forma súbita incluem calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva.
A evolução da doença varia conforme o perfil do paciente. Pessoas com doenças crônicas, idosos e crianças menores de 2 anos estão entre os grupos que correm maior risco de complicações. Se não tratada, a infecção viral pode levar a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares. Pacientes com influenza também podem desenvolver sinusite, otite, desidratação e piora das doenças crônicas.
A vacinação anual contra a gripe é a principal forma de prevenção contra a doença e mortes causadas pelo vírus H1N1. Além da vacinação, outras medidas de prevenção incluem higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel; evitar tocar nos olhos, nariz e boca; cobrir o nariz e boca ao espirrar; evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e arejados; e evitar contato próximo com pessoas que apresentam sinais ou sintomas de gripe.
Mín. 22° Máx. 40°