No vídeo feito por populares é possível ver uma multidão aglomerada na Praça do Cacau, que fica no centro de Uruará, no sudoeste do Pará. Cerca de 20 motociclistas estavam reunidos na praça participando de um evento de apresentação com manobras arriscadas e utilizando escapamento sem o silenciador, no último domingo (2).
O evento não foi organizado por nenhuma entidade com autorização do município ou da polícia para funcionar. No vídeo é possível ver que os participantes não utilizavam equipamentos de proteção e alguns estavam com sandálias. As cenas teriam sido registradas durante o final de semana e após provocar um barulho incômodo, populares começaram a ligar para a polícia.
Após algumas horas de evento com muito barulho, os moradores ficaram muito incomodados. Moradores disseram que um policial teria ido ao local e após ver a situação resolveu dispersar a multidão dando tiros para o alto. No vídeo é possível ver que o homem aponta para o alto, e dispara pelo menos três vezes. Após ouvir os tiros, os motociclistas se dispersam e rapidamente o local fica vazio.
Ver essa foto no Instagram
O vídeo é curto e não mostra a abordagem, mas alguns participantes do evento irregular foram feitos e após serem ouvidos foram liberados. A polícia não confirmou o número exato, mas vários veículos ficaram apreendidos e só serão devolvidos após os proprietários apresentarem os documentos e removerem os escapamentos irregulares.
Segundo o Artigo 230, inciso XI do Código Nacional de Trânsito, conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, gera infração grave além do pagamento de multa, com retenção do veículo para o pátio do órgão fiscalizador.
Questionada sobre ocorrido, a Polícia Civil do Pará, confirmou que o homem em questão é um policial civil e por meio de nota, afirmou que "apura, por meio da Corregedoria da instituição, a atuação de policiais durante a dispersão de um evento irregular, em Uruará, no último domingo (2). Dois adultos e um adolescente foram conduzidos à Delegacia, onde foi efetuado procedimento. Três motocicletas foram apreendidas. Perícias foram requisitadas."
Mín. 22° Máx. 40°