Na mata ou pelo rio Xingu, as buscas são feitas por familiares do seu Manoel José Gonçalves de Souza, de 59 anos, na região de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará desde o último dia 30 de dezembro de 2022.
O pescador desapareceu há pelo menos duas semanas, ele morava em uma ilha e tinha o costume de ir até o município vizinho de Vitória do Xingu visitar os parentes, o sumiço foi descoberto porque no Natal, Jegueré, como é conhecido, não foi mais encontrado em casa. Testemunhas relataram que ele chegou a ser visto na companhia de duas pessoas desconhecidas, desde então, o caso é um mistério.
Um boletim de ocorrências foi registrado e buscas foram feitas pela Defesa Civil, bombeiros com a participação de policiais. Mas segundo a família, após dois dias, tudo foi interrompido e aí, por conta própria, os familiares decidiram retomar os trabalhos.
‘’A família já foi até Porto de Moz, tanto de um lado como de outro e até agora nada. Precisamos de ajuda, porque ele é ser humano, ele não pode ser esquecido assim, as autoridades, Corpo de Bombeiros, polícias, seja lá o que for, por favor, nos ajude.’’ Desabafou Núbia Santos, sobrinha.
Um mergulhador foi contratado, além de uma lancha para tentar localizar seu Manoel. Para o jornalismo da Vale do Xingu, o 9º GBM informou que o trabalho de buscas foi suspenso porque o desaparecimento não tem características de afogamento.
‘’Nós deslocamos uma equipe de mergulhadores para fazer o levantamento da área já que havia uma hipótese do cidadão ter se afogado. E ao final da tarde foi encontrada a embarcação e foi informado que o próprio teria deixado a embarcação no local, então a evidência do afogamento, foi descartada nesse primeiro momento.’’ Falou Major Gilmarcos Silva, 9º GBM.
Ainda segundo o major, caso a polícia acione com novas evidencias, os bombeiros retomam as buscas na área. Na casa onde o pescador vivia, a família encontrou todos os pertences dele, chave na porta e os animais domésticos. A canoa que ele utilizava para pescar também foi encontrada. Após a notícia do desaparecimento, informações de que ele estaria em Senador José Porfírio foram repassadas aos familiares, mas nada foi comprovado e seu Manoel segue desaparecido.
‘’Alguma pista, a gente quer encontrar ele, vivo ou morto. A família não sabe mais o que fazer, segue angustiada. Por favor, precisamos de informações verdadeiras, já falaram que ele estava em Senador José Porfírio, procuramos pela cidade inteira e nada, por favor não publique Fake News, nos ajude.’’ Disse a sobrinha.
Mín. 22° Máx. 39°