Domingo, 22 de Maio de 2022
24°

Nevoeiro

Altamira - PA

Pará Estudo

Pacajá tem pior índice de desenvolvimento

Estudo aponta que isso motiva o aumento do desmatamento

10/12/2021 às 13h24
Por: confirmanoticia
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Uma pesquisa do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, divulgou dados mostrando o Índice Progresso Social, o IPS. Foram analisados 722 municípios da Amazônia Legal e no Pará o estudo apontou um número alarmante. Entre os 20 territórios campeões de desmatamento, a situação mais critica é no município de Pacajá que teve o menor IPS e o segundo pior de toda a Amazônia Legal.

O município de quase 50 mil habitantes desmatou 690 km² entre 2018 e 2020, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ficando em sétimo lugar no ranking dos que mais devastaram a floresta no período.

Outros municípios do sudoeste paraense também estão na lista. Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará e Anapu. A pesquisa aponta que nesses municípios a destruição da floresta está associada ao baixo desenvolvimento. 

IPS e Desenvolvimento

O IPS é um índice de prestígio internacional criado em 2013 para analisar as condições sociais e ambientais dos países, estados e municípios. Concebido a partir do entendimento de que os índices de desenvolvimento baseados apenas em indicadores econômicos são insuficientes, o IPS analisa exclusivamente variáveis socioambientais para gerar uma nota de 0 a 100, do pior para o melhor.

Neste ano, o IPS da região foi formado pela avaliação de 45 indicadores de áreas como saúde, saneamento, moradia, segurança, educação, comunicação, equidade de gênero e qualidade do meio ambiente. O estudo de 2021 revelou que o desmatamento é nocivo para o progresso social.

Conforme o estudo, os 20 municípios com as maiores áreas de floresta destruídas nos últimos três anos tiveram IPS médio de 52,38, valor 21% menor que o índice do Brasil, de 63,29, e mais baixo que o da Amazônia, de 54,59.

Prefeitura

Segundo a Prefeitura de Pacajá, "historicamente na região da Transamazônica o desmatamento está relacionado a forma em que se deu a ocupação inicial da região. As políticas públicas principalmente nas décadas de 60 e 70, eram para integralização para não entregar. Política essa que ficou enraizada na cultura dos ocupantes.

O município juntamente aos órgãos de fiscalização do estado vem se empenhando e intensificando as fiscalizações e regularização ambiental com o intuito de combater o desmatamento ilegal no município."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pacajá - PA
Pacajá - PA
Sobre o município Pacajá é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense. Área: 11.832 km² População: 48.414 (2020) Municípios limítrofes: Portel (N), Tucuruí, Baião (L), Novo Repartimento (S) e Anapu (O)
Altamira - PA Atualizado às 08h57 - Fonte: ClimaTempo
24°
Nevoeiro

Mín. 24° Máx. 32°

Seg 31°C 23°C
Ter 32°C 23°C
Qua 33°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Sex 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete