Quinta, 28 de Janeiro de 2021 10:51
93 9192-6623
Geral Clima

Clima chuvoso ajuda rebanho de gado na região Xingu

Clima chuvoso ajuda rebanho de gado na região Xingu

23/07/2019 14h27 Atualizada há 2 anos
25
Por: confirmanoticia
Clima chuvoso ajuda rebanho de gado na região Xingu

Ney Norival é produtor rural há 30 anos em Altamira e sabe o que é ter prejuízo com os bovinos durante o período de verão na Amazônia. Com a falta de chuva, ele já chegou a perder oitenta cabeças de gado em um período de estiagem rigoroso na região, cerca de R$ 250 mil perdidos. “O pasto acaba, seca tudo, o gado sente, boi que deveria dar 300kg dá 250, é o que eu costumo brincar, o nosso Pará só presta chovendo”, declara Norival.

A chuva deveria ter parado há um mês na região sudoeste do Pará, mas a boa notícia é que ela está se estendendo até agora, beneficiando a cadeia produtiva dos animais. “Os animais desempenham melhor, ganham mais peso, a produção de leite se mantém estável ou até aumenta, a produção é ótima nesse período quando tem chuvas”, explica o professor Salim Jacaúna.

A chuva que tem caído em pleno o mês de julho tem beneficiado os pastos da região e alegrado os produtores rurais. “Alegra muito, é excelente pra nós”, comemora Norival.

Os dez municípios da região da Transamazônica produzem em média 2,5 milhões cabeças de gado e colocam a região como uma das mais importantes na pecuária do estado.

E se depender do clima, segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, o Censipam, vai ter mais chuva pelos próximos dias na região.

Veja a previsão


Assista ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=z32lva4nV5Q&feature=youtu.be

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h46 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
9 km/h Vento
89% Umidade do ar
83% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.