Foi após a abordagem que a Polícia Rodoviária Federal percebeu que a carga estaria com uma quantidade acima do permitido na carga. Suspeita que foi confirmada após o motorista apresentar a documentação que mostrou que estariam sido transportados 35 m³ de madeira, mas a averiguação revelou que na verdade no veículo haviam 43 m³.
A apreensão aconteceu no município de Brasil Novo, na noite da última sexta-feira (26). A carga que seria levada para Belém estava com 7 m³ a mais do que foi apresentado no documento entregue pelo motorista. De acordo com a Polícia Rodoviária, esse tipo de carga é comum ser vista sendo transportada dessa forma é através das abordagens que alguns desses caminhões apresentam algum tipo de irregularidade.
Segundo o PRF Cavalcante, a lei ambiental é clara.
“Tudo o que se relaciona à extração, tanto de metais como de produtos florestais, deve ser muito bem ajustado, não pode haver erro com relação à volumetria, quais são os perfis, que tipo de madeira é. Isso é uma medida que é tomada para proteger nossos bens ambientais e nesse caso a quantidade extra de madeira era muito grande”. Conta o policial.
As dez toras de madeira foram apreendidas e levadas para a 4ª Delegacia da PRF, junto com o motorista, que assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência. O material apreendido agora será encaminhado ao órgão ambiental competente, neste caso, o Ibama.
Mín. 23° Máx. 31°