Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 15:14
93 99192-6623
Cultura Cultura

Novo monumento indígena deve ser construído na orla de Altamira

Estrutura de madeira havia sido retirada após oferecer risco de cair

25/11/2021 08h49
Por: Jornalismo
Modelos de proposta para novo monumento indígena da orla de Altamira - Foto: Reprodução/SEPLAN
Modelos de proposta para novo monumento indígena da orla de Altamira - Foto: Reprodução/SEPLAN

O projeto para o novo monumento está sendo elaborado com a participação do presidente da Associação Indígena Nativa e a Secretaria de Planejamento de Altamira, resgatando um marco histórico para o município, a realização dos Jogos Indígenas em abril de 2005.

"A gente já tem o modelo das propostas do monumento, das pinturas com gráficos indígenas. E eu tô me manifestando aqui pra sociedade de Altamira que logo, logo o novo monumento vai ser implantado aqui no mesmo lugar", esclarece o Presidente da Associação Indígena, Claudio Curuaia.

Monumento indígena retirado da orla de Altamira. Esteve posicionado no cartão postal da cidade desde 2005, em homenagem aos Jogos Indígenas que aconteceram naquele ano - Foto: Reprodução/Confirma Notícia
Monumento retirado da orla de Altamira. Esteve posicionado no cartão postal da cidade desde 2005, em homenagem aos Jogos Indígenas que aconteceram naquele ano - Foto: Reprodução/Confirma Notícia

A decisão veio após as denúncias e ações de ativistas cobrando que o monumento continuasse na orla para homenagear os povos tradicionais.

LEIA TAMBÉM:

Recentemente, o professor Rodolfo Salm, da Universidade Federal do Pará, denunciou que após a retirada do monumento um buraco sem sinalização havia ficado no local oferecendo risco. A prefeitura resolveu o problema, depois, mudas de arvores chegaram a ser plantadas por ativistas que seguiam cobrando um posicionamento da prefeitura.

"Esse monumento que havia aqui, ele foi erguido em 2005 em homenagem aos Jogos Indígenas que aconteceram naquele ano, e ele marcava Altamira como uma cidade com forte presença indígena. Então, o monumento foi se degradando com o tempo mas você ainda tinha as bases dele que não ofereciam risco a ninguém. Elas poderiam continuar aqui e foram, de repente, removidos. O que deixou a gente indignado", afirmou Rodolfo.

A estrutura de madeira ficou aqui na orla da cidade por 16 anos foi retirada pela prefeitura após varias denúncias de que o monumento oferecia risco de cair.

"Ele [monumento] precisou ser retirado após o engenheiro da Secretária de Planejamento fazer um laudo mostrando o risco de desabamento daquele monumento. Ele foi retirado naquele momento pra preservar a vida das pessoas. Automaticamente, convidamos o Claudio Curuaia, representando os indígenas de Altamira, para que a secretaria pudesse fazer algumas propostas de um novo monumento para aquela localidade. E aí, está em tramitação da Secretaria de Planejamento, junto ao Cláudio, a finalização desse projeto para a partir disso, a gente conseguir fazer a execução", explica o Maia Júnior, Secretário da SEPLAN.

Ainda segundo o projeto, a estratégia de colocar o monumento no mesmo local é também para atrair os visitantes à orla, o cartão postal de Altamira, mostrando um pouco mais da cultura dos indígenas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 15h14 - Fonte: Climatempo
28°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 32°

32° Sensação
6 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.