Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 15:38
93 99192-6623
Municípios Premiação

Medicilândia conquista o 1º lugar no III Concurso Nacional de Cacau

A cidade paraense garantiu o primeiro e o segundo lugar na categoria

24/11/2021 14h41
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

É de Medicilândia a melhor amêndoa de cacau do Brasil. O título veio durante o III Concurso Nacional de Qualidade Cacau Especial que aconteceu no estado da Bahia. A cidade paraense garantiu o primeiro e o segundo lugar na categoria. Hélia Félix trabalha com a lavoura cacaueira há mais de 11 anos e comemorou o resultado, já que Medicilândia é conhecida pela fertilidade do solo que garante a boa produção do fruto.

"Sempre viemos batendo na tecla de estar produzindo amêndoas de qualidade, parti pando de concursos, enviando nossas amostras para serem analisadas com os melhores classificadores  de amêndoas. E insistindo nisso, fomos premiados com o segundo lugar no terceiro concurso de amêndoas de cacau de qualidade. Então isso é muito gratificante, ver o reconhecimento do nosso trabalho, sendo exaltado merecidamente com muita luta, que não é fácil produzir na Amazônia, não é fácil vender o seu produto com o valor agregado na Amazônia", comentou Hélia Félix, ganhadora do 2º lugar.

O concurso acontece desde o ano de 2018. A competição é uma estratégia de valorização da qualidade do cacau brasileiro com grande participação de produtores de estados. Nas duas primeiras edições foram premiados produtores do Pará, Bahia e Espírito Santo.

O evento é organizado pelo Centro de Inovação do Cacau e CEPLAC e conta com parceiros de todo o Brasil. Robson Brogni ficou em primeiro lugar, ele também é de Medicilândia, onde mais de 80% da população tem renda direta ou indireta pelo plantio do cacau. O produtor tem se especializado também na fabricação do chocolate.

"Foi muito legal, muito emocionante, muito gratificante ter ganho o prêmio de melhor cacau do Brasil. Isso é reflexo de um trabalho sério, com  muita responsabilidade e capricho. Só tenho a agradecer a toda a minha família, minha esposa Sara, meu sogro e sogra, e todos envolvidos nesse projeto", disse Robson Brogni, ganhador do 1º lugar.

94 amostras de cacau foram enviadas de todo o Brasil, e após as análises físico-químicas, sensorial de amêndoas de cacau não torradas e averiguação inicial dos questionários respondidos. 22 candidatos foram selecionados para a final, destes, 11 eram somente do Pará, o estado que mais produz amêndoas no Brasil, posto que antes era da Bahia. No solo paraense, os concorrentes do Concurso Nacional eram de Novo Repartimento, Uruará, Brasil Novo e Medicilândia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Medicilândia - PA
Altamira - PA
Atualizado às 15h34 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

33° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.