Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 16:11
93 99192-6623
Direitos Humanos Documentos

Atualização de RG é o serviço mais procurado em Ação Cidadania

Ação aconteceu nos dias 23 e 24 deste mês e atendeu quase mil pessoas

24/11/2021 11h43 Atualizada há 2 semanas
Por: Jornalismo Fonte: Athaynara Farias
Foto: Vale do Xingu
Foto: Vale do Xingu

Durante os dias 23 e 24 de novembro em Altamira, no sudoeste do Pará, aconteceu uma Ação Cidadania que atendeu quase mil pessoas, moradoras da cidade e da área rural do município. Marcos Santos dormiu na fila para garantir o serviço de emissão de identidade.

"Eu vim pra cá às 2h da manhã porque preciso tirar minha segunda via do RG". Conta o autônomo.

A ação cidadania foi realizada pelo Governo do Estado do Pará em parceria com a Defensoria Pública do Estado, entre outros órgãos. Na frente do Cento de Convenções e cursos, no bairro Premem, a fila já era grande logo cedo. Os serviços ofertados no segundo e último dia de ação foram: Atualização de cadastro de CPF, emissão da segunda via do CPF, Orientação para carteira de trabalho digital, orientações jurídicas, cadastro único, segunda via de certidão de nascimento e óbito e emissão de carteira de identidade.

Foto: José Ribamar

Apesar de todos esses serviços ofertados, o mais procurado ainda foi a emissão de RG, é o que afirma o Papiloscopista, Deivison Miranda, da Polícia Civil.

"A maioria das pessoas acabam perdendo o documento ou precisam atualizar o RG com as novas informações. Em praticamente todas as ações que fazemos, 60% dos usuários só utilizam o serviço de emissão de identidade." afirma Deivison.

José Rodrigues é agricultor, ele ouviu o anúncio da ação no rádio aproveitou para trazer o filho adolescente para também emitir a primeira carteira de identidade. Para a ele a ação é válida.

"Acho que é muito importante que essas ações de emissão de documentos aconteça durante todo o ano porque é rápido, eu marquei para tirar a do meu filho, mas como moramos na área rural, tivemos um problema na viagem para o centro e perdemos a vaga. Eu tinha que remarcar". conta o agricultor.

A ação já encerrou em Altamira, mas durante o ano o Núcleo Regional de Justiça e Direitos Humanos de Altamira atende e emite o documento de identidade. O órgão fica localizado na Rua Uberlândia, bairro Jardim dos Estados e funciona no horário de 09h até às 16h. O agendamento é através do telefone  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 15h54 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

33° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.