Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 15:45
93 99192-6623
Municípios Meio Ambiente

Ativistas protestam contra retirada de monumento na orla de Altamira

O monumento foi erguido em 2005 em homenagem aos jogos indígenas

23/11/2021 08h00
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O monumento foi retirado da orla da cidade, há cerca de um mês por uma equipe da prefeitura de Altamira após denúncias de que estrutura corria o risco de cair. Mas a decisão não agradou ativistas como o professor Rodolfo da UFPA.

"Esse monumento que havia aqui foi erguido em 2005 em homenagem aos jogos indígenas que aconteceram naquele ano e ele marava Altamira como uma cidade com forte presença indígena. Então, o monumento foi se degradando com o tempo mas você ainda tinha as bases dele que não ofereciam risco a ninguém, elas poderiam continuar aqui, e foram de repente removidos, o que deixou a gente indignado", comentou Rodolfo Salm, Professor Doutor em Biologia na UFPA.

O professor entende que a retirada do monumento apaga um momento histórico em Altamira, o registro dos jogos indígenas na cidade.

O professor ainda chegou a denunciar que um buraco sem sinalização havia ficado no local após a retirada da estrutura. Depois da denúncia, a prefeitura resolveu o problema.

No lugar do monumento foram plantados o Buriti que tem um forte significado para os povos indígenas, o ipê roxo e a abacaba. As plantas e o cartaz servirão para manter a memória do monumento viva.

As espécies foram plantadas pelo movimento “Amazônia centro do mundo” durante um protesto realizado na orla da cidade. Em nota a Secretaria Municipal de Planejamento informou que o monumento corria risco de desabar, e que foi necessária a remoção dele. A SEPLAN disse que ainda que está conversando com o presidente da associação indígena para definir qual o novo monumento será colocado no lugar do que foi removido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 15h34 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

33° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.