Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 16:19
93 99192-6623
Educação ENEM 2021

Sintepp denuncia: alunos de Gurupá não farão a prova do ENEM

Estudantes não têm condições de arcar com viajem para realizar prova em outro município

19/11/2021 16h26 Atualizada há 3 semanas
Por: Jornalismo Fonte: Por Karina Pinto
Gurupá fica localizada na região Nordeste do Pará com pouco mais de 35 mil habitantes - Foto: Reprodução/Internet
Gurupá fica localizada na região Nordeste do Pará com pouco mais de 35 mil habitantes - Foto: Reprodução/Internet

A denúncia foi feita pelo coordenador regional do Sintepp, sindicato que representa os profissionais que atuam na educação no estado do Pará. De acordo com estudantes e professores da rede pública, Gurupá não faz parte do calendário anual de provas do ENEM.

"Conversando com os trabalhadores da educação, recebemos algumas demandas importantes e uma delas, é sobre a realização da prova do ENEM. Uma denúncia muito grave, de que os estudantes do ensino médio, para realizar a prova do ENEM, têm que se deslocar pra outros municípios vizinhos", afirma Vitoriano Bill.

Localizada na região Nordeste do Pará, Gurupá é uma cidade histórica que foi colonizada pelos Holandeses. Com pouco mais de 35 mil habitantes, a cidade que é banhada pelos rios Amazonas e Xingu estaria fora do calendário do ENEM por falta de demanda, o que causou estranheza no sindicato.

Pelo menos 40 alunos estariam aptos a realizar a prova do ENEM 2021, em Gurupá, de acordo com o sindicato, mas como não há previsão de realização das provas na cidade, esses estudantes terão que se deslocar até o município de Porto de Moz, custos que grande parte dos estudantes não tem como arcar.

Sem dinheiro, e sem apoio para realizar as provas, apenas 4 alunos se inscreveram para fazer o exame, o que levou o sindicato a buscar às autoridades.

A fiscalização realizada pelo Sindicato ainda identificou outras demandas, entre elas a falta de servidores para atuar na escola de ensino médio no município. Sem apoio da Seduc, a escola estaria funcionando com profissionais cedidos pelo município, por falta de vagas em concursos disponíveis para Gurupá.

"São demandas da educação que nós não podemos, de maneira alguma, permitir. Que é um processo de sucateamento que o Governo do Estado muitas vezes, ocasionou de maneira deliberada"

As provas do ENEM 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país. O Confirma Notícia entrou em contato com o MEC  e a SEDUC pedindo um posicionamento sobre o caso, mas até o momento, não obteve respostas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 16h14 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

33° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.