Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 07:27
93 99192-6623
Política Fiscalização

PRF apreende mais de 100m³ de madeira em Vitória do Xingu

Carga estava em dois caminhões e os condutores não possuíam a documentação necessária para o transporte. Região possui alto índice de crimes ambientais.

10/11/2021 12h20 Atualizada há 2 meses
Por: confirmanoticia Fonte: Assessoria PRF
Foto: divulgação PRF
Foto: divulgação PRF

Na última segunda-feira (08), durante fiscalização no km 570 da BR-230, em Vitória do Xingu (PA) sudoeste do Estado, a PRF avistou dois caminhões que transportavam madeira pela rodovia. Devido à alta incidência de crimes ambientais na região, foi realizada a abordagem.

Os PRFs pediram aos condutores dos veículos, os documentos necessários para o transporte legal desse tipo de carga. Os motoristas então apresentaram o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) referente a madeira de reflorestamento do tipo viga, caibro e ripa de Samaúma vermelha, porém, afirmaram não possuir a Declaração de Corte e Colheita (DCC).

De acordo com o art. 21 do decreto 216 da SEMA/PA, o transporte e a comercialização dos produtos florestais in natura, oriundos de floresta plantadas, nativas ou exóticas, ficam dispensados do uso da Guia Florestal (GF), devendo ser acompanhados de Nota Fiscal, da Declaração de Corte e Colheita (DCC) protocolizada e da Licença de Atividade Rural (LAR) do imóvel onde for realizada a colheita florestal.

Questionados sobre a origem e o destino das cargas, os condutores afirmaram que fizeram o carregamento da madeira no município de Senador José Porfírio no Pará e descarregariam nos estados da Bahia e do Ceará, no nordeste do país.

Ao realizar a medição da madeira nos veículos, foi calculado no primeiro veículo 72,4m³ de madeira e no segundo veículo 34,2m³ de madeira sem a documentação, totalizando 106,6m³ de madeira.

Os veículos e as cargas ficarão à disposição do órgão ambiental do município de Altamira e os condutores assinaram Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e foram liberados. Foi configurada a conduta descrita no art. 46 da lei 9.605/98, na modalidade Transporte de madeira sem licença válida. A pena para esse tipo de crime pode chegar a um ano de prisão, além do pagamento de multa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória do Xingu - PA

Vitória do Xingu - Pará

Sobre o município
Vitória do Xingu é um município brasileiro do estado do Pará. Sua população estimada em 2016 era de 14.566 habitantes. Após sua criação do município em 1991, Vitória do Xingu passou a ter os seguintes limites: ao norte limite-se com Porto de Móz e Senador José Porfírio, ao sul e a oeste com Altamira e ao leste com Senador José Porfírio.
Altamira - PA
Atualizado às 07h23 - Fonte: Climatempo
23°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 31°

23° Sensação
9.1 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.