Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 14:30
93 99192-6623
Pará Protesto!

Famílias manifestam em frente à Norte Energia e pedem agilidade na relocação da área da lagoa

370 famílias ainda vivem no entorno da lagoa no bairro Independente II

22/10/2021 11h42
Por: Jornalismo Fonte: Karine Weil
Foto: Vale do Xingu
Foto: Vale do Xingu

Uma manifestação foi registrada na manhã desta sexta-feira (22). Com faixas, os moradores foram para frente do escritório da empresa Norte Energia, construtora da Hidrelétrica de Belo Monte. Eles cobram agilidade na relocação das 97 famílias determinada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Renováveis, IBAMA. O morador da área, Francisco das Chagas afirma que quer sair do local.

 

“Isso já vem se arrastando a tempo, a Norte Energia sempre que vence o prazo ela pede mais e a gente não tá aguentando mais essa situação”. Conta ele.

 

26 de setembro era data determinada pelo Ibama para a empresa norte energia apresentar dois cronogramas para a realização das famílias. Mas o prazo foi estendido para o dia 05 de novembro. 370 famílias ainda vivem no entorno da lagoa no bairro independente 2 onde não há infraestrutura. As famílias brigam para serem reconhecidas como atingidas há 6 anos.

 

Por meio de nota a Empresa Norte Energia afirmou que com relação ao Jardim Independente I, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

 

a) O compromisso de relocação de 496 famílias residentes em palafitas e 102 famílias residentes em 82 edificações em terra firme, do Jardim Independente I, decorreu de Termo de Compromisso firmado em 2018 entre a Empresa e a Prefeitura de Altamira, com interveniência do Ibama;

b) Importante ressaltar que a Norte Energia comprovou tecnicamente por meio de monitoramentos realizados durante 12 meses e acompanhados pela Agência Nacional de Águas (ANA), que a formação do reservatório da Hidrelétrica não causou impacto no nível de vazão da lagoa do Jardim Independente I, portanto não há como atribuir à Empresa a responsabilidade e respectiva obrigação de promover a relocação das famílias ali residentes;

c) O Termo de Compromisso consagrou uma negociação que, mediante o recebimento definitivo pela Prefeitura Municipal das benfeitorias executadas pela Norte Energia na cidade de Altamira, como praias, escolas, unidades de saúde, reassentamento urbanos, sistema viário, pontes e sistema de saneamento, dentre outros, em contrapartida a Empresa faria a relocação das 598 famílias já mencionadas;

d) A Norte Energia cumpriu integralmente o compromisso de relocação das famílias residentes em palafitas e imóveis de terra firme do Jardim Independente I constantes no Termo de Compromisso, não havendo, da parte da Empresa, pendências relacionadas ao previsto no documento;

e) Acerca das intervenções de saneamento em imóveis que vem sendo tratada pela Empresa com o Ibama, as informações serão apresentadas ao Órgão Ambiental nos prazos estipulados.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 14h14 - Fonte: Climatempo
28°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 32°

32° Sensação
6 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.