Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 16:20
93 99192-6623
Pará Coronavírus

Sespa diz que Altamira não fez pedido de mais testes para a covid-19

Secretaria diz que enviou 2 mil unidades sem nova solicitação do município

21/10/2021 18h54 Atualizada há 2 meses
Por: Jornalismo
Foto: Vale do Xingu
Foto: Vale do Xingu

Em nota enviada no final da tarde desta quinta-feira (21),  a Secretaria de Saúde Pública do Pará informou que "somente neste mês de outubro enviou a Altamira 2.000 testes rápidos para detecção da covid-19 e que, até o momento, não houve solicitação do Centro Regional de Saúde de mais unidades. Por fim, a Sespa salienta que os municípios também podem usar os testes de RT-PCR para a detecção da doença e que aguarda o município se manifestar formalmente sobre a necessidade do envio de mais testes."

Mais cedo, a prefeitura havia informado que não havia oferta nas Unidades de Saúde e que a responsabilidade seria da SESPA. Desde o início de outubro, a secretaria estaria com estoque reduzido e o uso era feito de forma racionada priorizando casos mais graves da doença. O prazo para normalização seria de dez dias.

O caso veio a tona depois que o coordenador do Sindicato dos Profissionais da Educação denunciou a não testagem gratuita no Centro Diagnóstico da cidade. 

"Isso complica os próprios trabalhadores porque o tempo de atestado médico depende muito do teste rápido. Há certa desinformação, porque eles não avisam e os profissionais ficam rodando pela cidade em busca dos testes na rede pública, eles precisam ser sinceros. Falta uma articulação política por parte do prefeito em correr atrás para que o município tenha mais materiais para fazer essa testagem.’’ Completou Vitoriano Bil.

Uma professora da rede municipal de ensino também denunciou que precisou desembolsar mais de 280,00 reais para realizar testes e saber que estava com a covid-19.

"Quando completou dez dias de atestado fui ao hospital particular e paguei 120,00 reais em um teste sanguíneo para poder me sentir mais segura e retornar ao trabalho. Assim, voltei para a escola. A Semed não me orientou que deveria fazer um novo teste pra saber se poderia voltar a trabalhar sem o vírus e não infectar colegas e alunos, não existe isso, fiz por conta própria. Se você quiser voltar com segurança, tem que pagar, eu paguei o teste e paguei tomografia.’’

O Confirma Notícia entrou em contato com a Secretaria de Educação de Altamira que respondeu não ter conhecimento do caso citado na reportagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 16h14 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

33° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.