Baixe o APP vale do Xingu

Sexta, 03 de Dezembro de 2021 14:13
93 99192-6623
Coronavírus Sem testes

"Paguei 280,00 em um laboratório particular porque não tem teste disponível nas unidades de saúde", denuncia professora de Altamira

Prefeitura afirmou que não há testes suficientes na cidade

21/10/2021 16h10 Atualizada há 1 mês
Por: Jornalismo
Prefeitura afirmou que não há testes suficientes na cidade - Foto: Reprodução
Prefeitura afirmou que não há testes suficientes na cidade - Foto: Reprodução

A denúncia foi feita por uma professora da rede municipal de ensino que teria sido infectada pelo novo coronavírus durante o retorno das aulas presenciais. A profissional lotada em Altamira, sudoeste do Pará, desabafa que não teria recebido apoio da Secretaria Municipal de Educação para conseguir o diagnostico da doença.

"Paguei 280,00 reais em um laboratório particular, lá onde deveria  fazer o teste não tinha material, o rapaz falou que o Ministério da Saúde não havia mandado testes suficientes", pontua a professora que preferiu não revelar o nome.

A educadora informou ainda que após desembolsar o valor precisou fazer um segundo  teste na rede privada, além de medicamentos e exames que foram solicitados. "Quando completou dez dias de atestado fui ao hospital particular e paguei 120,00 reais em um teste sanguíneo para poder me sentir mais segura e retornar ao trabalho. Assim, voltei para a escola. A Semed não me orientou que deveria fazer um novo teste pra saber se poderia voltar a trabalhar sem o vírus e não infectar colegas e alunos, não existe isso, fiz por conta própria. Se você quiser voltar com segurança, tem que pagar, eu paguei o teste e paguei tomografia".

Na manhã desta quinta-feira (21), o Sindicato dos Profissionais de Educação havia denunciado que faltava material para realizar testes rápidos da covid-19 no Centro Diagnostico de Altamira e que professores infectados não estariam recebendo apoio da prefeitura, que mais tarde, assumiu que no município não há oferta suficiente de testes para atender a demanda e que a responsabilidade é da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará. A SESPA estaria com estoque reduzido, desde o início do mês de outubro, e o uso estaria sendo feito de forma racionada com prioridade para casos moderados e graves. A previsão para a normalização no fornecimento é de dez dias.

"Isso complica os próprios trabalhadores porque o tempo de atestado médico depende muito do teste rápido. Há certa desinformação, porque eles não avisam e os profissionais ficam rodando pela cidade em busca dos testes na rede pública, eles precisam ser sinceros. Falta uma articulação política por parte do prefeito em correr atrás para que o município tenha mais materiais para fazer essa testagem", completou Vitoriano Bil, coordenador do Sintepp.

Segundo o último boletim epidemiológico, são 305 mortes confirmadas, 46 casos foram confirmados nas últimas 24h. 74 casos suspeitos, 07 pacientes internados no Hospital Geral, 05 no Hospital Regional e 1 aguardando UTI.

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Educação informou que "com relação à denúncia, a SEMED não tem conhecimento do caso e reitera que mantém contato constante com as direções das Unidades de Ensino e com as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 13h53 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

33° Sensação
13 km/h Vento
75% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.