Baixe o APP vale do Xingu

Sexta, 03 de Dezembro de 2021 12:36
93 99192-6623
Saúde Descaso

Sindicato denuncia que não há teste para Covid-19 na rede municipal de saúde

Estudantes e professores de escolas positivam para a doença

21/10/2021 11h43 Atualizada há 1 mês
Por: Jornalismo Fonte: Athaynara Farias
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vitoriano Bill, representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores na Educação, afirma que chegou ao Centro de Diagnóstico pela manhã para verificar como estava a distribuição de testes para COVID-19, porém, foi informado de que no local não havia nenhum teste, ele denunciou o caso nas redes sociais.

"Nós recebemos a reclamação desse caso de que lá no Centro de Diagnóstico não teria nenhum teste para os profissionais da educação, nem para nenhuma pessoa. Nós fomos verificar e foi confirmado por uma funcionária de que não há testes para a detecção da doença. Isso é um descaso com a sociedade." Conta o professor.

Segundo o SINTEPP, as escolas da rede municipal e até estadual estariam com registros da doença. Só na Escola Estadual Polivalente seriam 30 casos entre professores e estudantes. O jornalismo da Vale do Xingu mostrou que na Escola João Rodrigues as aulas tiveram que ser suspensas após profissionais terem sido infectados. A denúncia também foi feita pela mãe de um aluno da escola Arthur Pessoa, localizada na área rural, que afirmava que uma funcionária estria com o novo coronavírus, mas, a situação teria sido abafada. A SEMED negou o caso.

A denúncia chega logo após o município registrar 46 casos nas últimas 48 horas. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Município, mas segundo Vitoriano, a contagem estaria incorreta.

"Há uma subnotificação de casos, esse número divulgado nos boletins todos os dias, não é o correto. Tem muitos outros casos que estão acontecendo." afirma ele.

Em nota, a prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), informou que "os testes rápidos de antígeno COVID-19 são fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA.

Dito isto, conforme o que nos foi repassado, é que o estado está com estoque reduzido de testes desde o início do mês de outubro. Por este motivo, os testes estão em uso racionado, com prioridade para casos moderados a graves.

Para os casos leves prevalece a avaliação médica e conduta clínica específica para cada caso. A SESMA informa ainda que existe previsão para a normalização do fornecimento para os próximos 10 dias."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 12h33 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

32° Sensação
6 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.