Baixe o APP vale do Xingu

Sexta, 15 de Outubro de 2021 18:03
93 99192-6623
Pará Vulnerabilidade

Governo do Pará anuncia que irá distribuir absorventes gratuitamente para mulheres e meninas

22% das meninas de 12 a 14 anos no Brasil não têm acesso a produtos higiênicos adequados durante o período menstrual

11/10/2021 14h47
Por: confirmanoticia
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O governado Helder Barbalho anunciou através de suas redes sociais que irá distribuir absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública. A polêmica veio à tona depois que o presidente Jair Messias Bolsonaro vetou o projeto de lei que previa a entrega do item pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

“O Estado tem compromisso em reduzir o desequilíbrio social e é nosso papel garantir a distribuição gratuita destes produtos. O ParáPaz, que já atua com projetos voltados para mulheres, será o responsável por essa distribuição”, escreveu.

Nos comentário diversas pessoas elogiaram a atitude do governador. “Você quer a presidência? Eu te dou”, outra escreveu “Parabéns pela sua atitude. Muitas pessoas carentes dependem dessas políticas públicas”. 

Pobreza menstrual é um problema que afeta 26% das mulheres no Brasil e durante a pandemia o problema se agravou uma vez que as doações diminuíram. 

Uma pesquisa de 2018 feita por uma marca de absorventes apontou que 22% das meninas de 12 a 14 anos no Brasil não têm acesso a produtos higiênicos adequados durante o período menstrual. A porcentagem sobe para 26% entre as adolescentes de 15 a 17 anos. Isso propicia a evasão escolar, fazendo com que cheguem a perder até 45 dias de aula a cada ano letivo, por não terem condições que comprar o item. 

Muitas pessoas levantam a alternativa de um item reciclável, como calcinha absorvente os “paninhos” reutilizáveis, mas é importante lembrar que boa parte das pessoas em situação de vulnerabilidade também não tem acesso a água e sabão. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 17h46 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

35° Sensação
4 km/h Vento
71% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.