Baixe o APP vale do Xingu

Sexta, 15 de Outubro de 2021 16:30
93 99192-6623
Pará Incêndio

Incêndio em Altamira provoca prejuízo de 15 mil reais

Chamas destruíram estufa de horta de morador do Independente 3

08/10/2021 15h16 Atualizada há 1 semana
Por: Jornalismo
Incêndio em Altamira provoca prejuízo de 15 mil reais para morador e horticultor do bairro Independente 3 - Foto: Confirma Notícia/Kézia Ribas
Incêndio em Altamira provoca prejuízo de 15 mil reais para morador e horticultor do bairro Independente 3 - Foto: Confirma Notícia/Kézia Ribas

Os bombeiros controlavam as chamas depois que o incêndio começou em um terreno baldio, no Independente 3, nesta sexta-feira (08), e acabou se alastrando para o galpão da horta hidropônica do seu Pedro Vitoriano.

"Esse incêndio aqui, todo ano ele ocorre aqui, devido essas duas áreas, né. Nós temos a área do lado direito e essa aqui que faz divisa comigo", relata o horticultor. "E meu prejuízo todo ano é grande. E esse incêndio aqui, hoje, começou por volta de oito e vinte, nós já estamos passando de uma da tarde e o fogo agora que foi controlado".

Apesar dos esforços em conter o fogo o dono da horta disse que o prejuízo dele gira em torno de 15 mil reais. Só após mais de 3 horas de trabalho dos homens do Corpo de Bombeiros é que o incêndio foi controlado.

"Acabei de reformar o galpão, eu reformei uns seis galpões e tô reformando o resto. Só em um ali, eu perdi uns 15 mil de reforma. Fora as hortaliças, porque ela sente, e ficou praticamente prejudicada a minha produção", lamenta Pedro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o vento e o mato seco, contribuíram para que as chamas se espalhassem rapidamente.

"Essa é uma grande peculiaridade de um incêndio florestal porque justamente uma variante que contribui muito para que o fogo se alastre. Perincipalmente porque tem capim por baixo e ele tá muito seco e como o vento, ele sempre tá moldando de um lado pro outro,para que as chamas alcançasse mais de dois metros de altura", relata o Sargento Neilton Santos.

Transtorno para o produtor que poderia ter sido evitado. Segundo o Sargento do Corpo de Bombeiros, atear fogo em área urbana é considerado crime. No verão amazônico, o registro de focos de incêndio aumenta, e o vento, contribui para que as chamas se alastrem.

"Nós deixamos dito que não façam esse tipo de queima, principalmente na zona urbana, porque nós temos casas, nós temos pessoas que podem ter problemas respiratórios. E a quantidade de fumaça que sai da queima, é muito grande e prejudicial como nessa situação aqui", informa o Sargento.

Iguana sofreu queimaduras sofreu queimaduras após incendio no bairro Independente 3 em Altamira - Foto: Vale do Xingu
Iguana sofreu queimaduras após incêndio em terreno baldio no bairro Independente 3 em Altamira - Foto: Confirma Notícia

 

O fogo atingiu animais que estavam na área, uma iguana sofreu queimaduras, foi socorrida e hidratada pelos bombeiros. Outras conseguiram fugir do terreno em chamas. Danos à natureza e prejuízos aos moradores do local que precisaram limpar as casas após o incêndio ter sido controlado. O alerta do 9º GBM é para que a população evite atear fogo nos quintais ou até mesmo incendiar terrenos, até bituca de cigarro pode ocasionar incêndios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 16h25 - Fonte: Climatempo
33°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 34°

37° Sensação
4 km/h Vento
56% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.