Baixe o APP vale do Xingu

Domingo, 16 de Janeiro de 2022 22:53
93 99192-6623
Brasil PIX

Comércio é obrigado a oferecer pagamento em Pix ou cartão? Entenda

Cliente não consegue pagar e critica comércio nas redes sociais

06/10/2021 15h26
Por: Jornalismo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um vídeo gerou toda essa polêmica, nele um homem não identificado critica um açougue, cita e mostra o nome do estabelecimento comercial, dizendo as pessoas que evitem de ir até o local.

A confusão começou depois que o cliente fez o pedido. Ele comprou carne, pesou, mas na hora de pagar estava sem a carteira, e pediu para fazer um pix. O comércio informou que não aceitava aquele tipo de pagamento, o que irritou o homem.

Diante da negativa, e da impossibilidade de levar o produto, ele desabafou nas redes sociais.

Mas até que ponto a uma pessoa pode ir para demonstrar a sua indignação nas redes sociais?

Especialista em direito do consumidor, a advogada Paula Leão explica que esse tipo de comportamento, apesar de comum, pode levar o cliente insatisfeito a ser processado por injúria e até exposição indevida da imagem de terceiros.

O vídeo viralizou na internet, aqui na região, muita gente concordou com o cliente. Outras pessoas disseram que não havia necessidade de expor o estabelecimento comercial. Polêmicas a parte, a legislação brasileira quanto ao livre comércio estabelece que nenhum comércio é obrigado a aceitar formas variadas de pagamento.

"Não é obrigado a aceitar o pagamento através de cartão de crédito ou de débito, mas a partir do momento que disponibiliza esse meios, não pode estabelecer um limite ao consumidor. É uma prática muito comum os comércios estabelecer um valor mínimo para que os consumidores possam utilizar os cartões de crédito como forma de pagamento", relata a Paula Leão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 22h48 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

28° Sensação
7.1 km/h Vento
89.9% Umidade do ar
90% (13mm) Chance de chuva
Amanhã (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.