Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 14:44
93 99192-6623
Meio Ambiente Verão amazônico

Seca causa mortandade de peixes em igarapés de Altamira; veja vídeo

Ainda em 2020, a Empresa Norte Energia, informou que um monitoramento realizado no rio Xingu indicava que a vazão natural afluente estava abaixo dos padrões já vistos em outros períodos de estiagem

05/10/2021 16h38 Atualizada há 2 meses
Por: confirmanoticia
Secas causam mortes de peixes em igarapés de Altamira - Foto: Reprodução
Secas causam mortes de peixes em igarapés de Altamira - Foto: Reprodução

A seca severa que atinge o Xingu e afluentes tem provocado a morte de peixes na região. Segundo Rodolfo Salm, biólogo da Universidade Federal do Pará, este já é um problema recorrente.

Entre as espécies afetadas estão, traíra, tamuatá, e até peixes ornamentais como o acará bandeira. Segundo o biólogo, esta não é a primeira vez que aparecem peixes mortos em igarapés de Altamira. Para ele, transformar a área em um ambiente de lazer, seria a solução para esta situação que se estende a anos.

No ano passado, o biólogo participou da retirada de alguns peixes do igarapé com a tentativa de salvar as espécies da seca. Com a ajuda de uma rede um grupo de voluntários da UFPA participou da ação transferindo as espécies para o Xingu. Esse ano a seca severa se repete.

Ainda em 2020, a Empresa Norte Energia, informou que um monitoramento realizado no rio Xingu indicava que a vazão natural afluente estava abaixo dos padrões já vistos em outros períodos de estiagem, estando 35% menor do que as registradas desde 1969 no mês de outubro. Já esse ano, o professor doutor fez uma nova retirada de peixes como um ato simbólico para tentar evitar a mortandade dos animais.

Em nota, a Norte Energia, empresa privada, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informou que "foi detectada pela equipe de supervisão ambiental atividades irregulares de pescadores no Igarapé Ambé que envolvem o bombeamento de poças e descartes de peixes.  A empresa reportará à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que as providências cabíveis sejam tomadas."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 14h34 - Fonte: Climatempo
28°
Céu encoberto

Mín. 24° Máx. 32°

32° Sensação
6 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.