Um caminhão que saiu de São Paulo foi parado pela PRF, na BR-163 em Santarém, oeste do Pará, na madrugada desta terça-feira (28). Com a carga segundo a polícia, não havia problema, mas o que o motorista escondia no interior do veículo, lhe rendeu uma prisão por tráfico de drogas.
Durante a vistoria os policiais encontraram 255 comprimidos de anfetamina. A droga de uso proibido no país estava escondida, e separada em fracos. Muito bem embalados, e com aspecto de que estariam prontos para comercialização.
A anfetamina estava separada em 17 fracos. Cada embalagem continha 15 comprimidos, que foram apreendidos pelos policiais e encaminhados para a polícia civil. O condutor não foi identificado, mas segundo a polícia, esse não foi o primeiro flagrante registrado contra o motorista. Reincidente, ele ficou detido, e pode responder pelo crime de tráfico de entorpecentes.
Em uma semana essa é a segunda vez que os policiais rodoviários flagram o transporte ilegal de anfetaminas na BR163. Um caminhão carregado com madeira, e sem documentação da carga, foi vistoriado e com o motorista os policiais encontraram 17 comprimidos da droga.
As duas cartelas contendo a droga foram apreendidas. Alguns compridos estavam faltando, mas os policiais não conseguiram confirmar se o motorista havia consumido o produto. A outra irregularidade registrada em nome do motorista foi a falta de documentação da carga. 25 m³ de ipê.
De acordo com a PRF – de janeiro até agora já foram apreendidos 164,33m³ de madeira sendo transportada de forma ilegal na BR163, em Santarém. Em 2020, segundo a polícia, foram 585,76m³. ainda de acordo com os dados divulgados pela PRF, nos últimos três anos, 16.854,13m³ de madeira foram apreendidos pelos policiais das 5 delegacias no estado.
A carga de ipê já estava serrada, mas o motorista não conseguiu informar a origem e o destino da madeira.