Baixe o APP vale do Xingu

Terça, 07 de Dezembro de 2021 15:57
93 99192-6623
Pará Belo Monte

De 18, apenas meia turbina opera em Belo Monte por falta de água

Mais de 40 bilhões de investimento a usina não gera o esperado

22/09/2021 16h35
Por: Jornalismo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Completando dez anos construída no meio da Amazônia, a Usina Hidrelétrica Belo Monte nasceu com esperança de gerar energia para o Brasil, mas desde agosto está operando com apenas meia turbina. O empreendimento custou aos cofres públicos cerca de 40 bilhões reais e projetou a construção de 18 turbinas.

A Norte Energia disse que isso já estava previsto desde a concepção do projeto, já que é uma usina com reservatório do tipo fio d'água, ou seja, não possui capacidade de guardar água, no período seco que vai entre os meses de junho à novembro. A capacidade de geração da usina é reduzida. Leia a nota na íntegra:

"A Norte Energia, empresa privada, concessionária da UHE Belo Monte, informa que no período úmido (chuvoso) o complexo Belo Monte – composto pelas 18 unidades geradoras da UHE Belo Monte, num total de 11.000 MW, e mais 06 unidades geradoras da UHE Pimental, num total de 233 MW – opera com a sua capacidade máxima instalada, de 11.233,1 MW. Este é o volume de energia gerada com a operação de todas as turbinas a carga máxima, e seguindo sempre a orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pelo despacho de geração das usinas. Vale destacar que a geração do limite máximo contribui para que os reservatórios das demais bacias brasileiras possam armazenar água (energia) no seu período seco. Por ser uma usina com reservatório do tipo fio d'água, ou seja, não possui capacidade de guardar água, no período seco (junho a novembro) a capacidade de geração da usina é reduzida - situação já prevista ainda na concepção do projeto - gerando em média 300 MW com uma turbina em funcionamento, desde 4 de agosto de 2021."

O modelo fio d'água é escolhido para impactar menos o meio ambiente e tornar viável a construção, porém, até hoje o empreendimento levanta discussão de ambientalistas que são contra a usina no rio Xingu. Atualmente Belo Monte gera menos de 3% da capacidade total.

E isso deve continuar até o mês de novembro, segundo a Norte Energia. Para o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Usina Hidrelétrica Belo Monte impactou vidas e o meio ambiente e não corresponderam as expectativas econômicas do país.

"Não é novidade que Belo Monte esteja gerando uma baixa quantidade de energia elétrica no período de setembro. Pra vocês terem uma ideia, à título de comparação entre dez e vinte de setembro de 2020 e o mesmo período desse ano, foi gerado praticamente a mesma quantidade de energia e foi também a mesma quantidade vazão afluente na barragem de Pimental que faz parte do completo Belo Monte, ou seja, não tem novidade, porque já faz parte do projeto estrutural da Norte Energia e setor elétrico brasileiro", conta Jackson Dias membro da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).

Essa situação preocupa os movimentos sociais que acredita que com a crise do setor elétrico pode surgir por parte da sociedade uma pressão para que seja dada uma solução ao problema e como resposta haja novos empreendimentos.

"O que nos causa preocupação na verdade, nesse momento, é a crise do setor elétrico com o risco de apagão. A nossa preocupação é no sentido de parte do setor da sociedade pressionar para que aja uma ampliação do lago de Belo Monte e também, que aja construção de outras grandes barragens, com grandes lagos na Amazônia brasileira", finaliza Jackson.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória do Xingu - PA

Vitória do Xingu - Pará

Sobre o município
Vitória do Xingu é um município brasileiro do estado do Pará. Sua população estimada em 2016 era de 14.566 habitantes. Após sua criação do município em 1991, Vitória do Xingu passou a ter os seguintes limites: ao norte limite-se com Porto de Móz e Senador José Porfírio, ao sul e a oeste com Altamira e ao leste com Senador José Porfírio.
Altamira - PA
Atualizado às 15h54 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

33° Sensação
4 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.