Baixe o APP vale do Xingu

Sexta, 15 de Outubro de 2021 18:30
93 99192-6623
Altamira Prejuízo

Vendedores assam peixes em feira e distribuem à frequentantes

Amargando prejuízos e sem muita alternativa, após surgimento de casos suspeitos da doença de haff, peixeiros reclamam

19/09/2021 17h43
Por: Jornalismo
Vendedores assam peixes em feira e distribuem à frequentantes

Na manhã de domingo, 19, os vendedores de peixes da feira do bairro Brasília, para minimizar os prejuízos causados por surgimentos de casos suspeitos da doença de Haff, assaram uma grande quantidade de pescado e quem quisesse poderia provar. Tudo na tentativa de chamar atenção da população e mostrar que os peixes vendidos ali estão livres de contaminação. 

A Secretaria de Saúde do Pará investiga os casos. Até agora nenhum foi confirmado pela Sespa, mas mesmo assim a população, segundo os vendedores, segue receosa de comprar o pescado. Seu Antônio, peixeiro há mais de 40 anos calcula o prejuízo. “Estou perdendo 8 mil em mercadoria’’, afirmou ele. Ele também criticou a pouca ação pro parte do prefeito da cidade em diminuir esse impacto de perda. 

Sem divulgação em rádio e TV - Seu Manoel é outro peixeiro ouvido pela reportagem do Confirma Notícia. Ele disse que consegue segurar a armazenagem do pescado por mais alguns dias, mas há espécies que se ele não vender, estragaria, porém vai preferir doar, caso isso aconteça. O peixeiro critica a falta de esclarecimento por parte da prefeitura de Altamira, através de rádio e televisão, para que a população tenha conhecimento mais amplo sobre o assunto e que os peixes da região podem ser consumidos.  Atualmente, eles ficam sabendo sobre as ações apenas pela Colônia de Pescadores e também por grupos de internet. Mas nem todos tem acesso a essas informações.

Importação dos rios Solimões e Amazonas proibidas - Apesar da Nota Técnica divulgada pelas redes sociais, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária apontar que os rios Xingu e Iriri estão livres de suspeitas, a população segue com medo, causando o impacto na economia e prejuízos aos vendedores. A nota proíbe a comercialização de pescado oriundo dos municípios do oeste paraense e também das Bacias Hidrográficas dos rios Solimões e Amazonas.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 18h26 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

32° Sensação
7 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.