Segunda, 25 de Janeiro de 2021
93 9192-6623
Geral Olhos

Olhos vermelhos e lacrimejantes podem ser sinais de conjuntivite

Olhos vermelhos e lacrimejantes podem ser sinais de conjuntivite

04/07/2019 13h27 Atualizada há 2 anos
101
Por: confirmanoticia
Olhos vermelhos e lacrimejantes podem ser sinais de conjuntivite

Olhos vermelhos, lacrimejantes, pálpebras “grudadas” e inchadas e sensação de estar com areia nos olhos. Estes são alguns dos sintomas da conjuntivite, doença muito comum nesta época do ano e que afasta muitas pessoas das tarefas diárias, como trabalho e estudo, por causar desconforto e ser altamente contagiosa.

De acordo com o médico oftalmologista, Cássio Moura, a conjuntivite é uma inflamação na membrana que reveste a parte branca dos olhos. O tipo mais comum de conjuntivite é a viral – embora existam outros tantos tipos frequentes, como conjuntivite bacteriana, alérgica e química. “Na conjuntivite viral o olho fica avermelhado, o entorno dos olhos pode inchar, e o lacrimejamento aumenta três ou quatro vezes, sendo que às vezes é purulento e de coloração amarelada, explica.

A conjuntivite é transmitida por meio das lágrimas. “Nelas está o agente infeccioso. Então a pessoa com a doença passa a mão no olho, encosta em algum lugar e, desse local, o agente infeccioso fica ‘esperando’ até que outras pessoas também encostem nesse local e levem a mão aos olhos, infectando-se”, ressalta.

Como o risco de contágio é alto, a recomendação médica é que a pessoa se afaste das atividades diárias e de outras pessoas. “O ideal é que ela também não compartilhe toalhas, lençóis, travesseiros e quaisquer outros objetos que possam transmitir a infecção, além de estar sempre com as mãos lavadas”, comenta o oftalmologista.

O tratamento, segundo o médico, depende do tipo de conjuntivite contraída. “Cada tipo da doença requer um determinado tratamento, por isso, é importante que a qualquer sinal de conjuntivite, um especialista seja consultado. Geralmente, a conjuntivite dura entre uma e duas semanas, não mais que isso”, afirma.

Caso queira evitar de contrair a doença, a orientação é reforçar a higiene lavando sempre as mãos, podendo usar álcool gel também . “Principalmente nos períodos de maior incidência, é importante que os cuidados sejam redobrados”, finaliza.

(Matheus Freire/Assessoria)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 14h30 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

34° Sensação
6 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias