Baixe o APP vale do Xingu

Quinta, 16 de Setembro de 2021 22:21
93 99192-6623
Pará Doença de Haff

Associação esclarece que peixes criados em cativeiro não provocam doença da urina preta

Não há nenhum registro de caso da doença que tenha como origem os peixes de cultivo

14/09/2021 15h57
Por: confirmanoticia
(Paralaxis/iStock )A ‘doença da urina preta’ é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui (foto)
(Paralaxis/iStock )A ‘doença da urina preta’ é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui (foto)

Devido aos últimos casos da Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta, que já foram registrados em menos quatro estados brasileiros nas últimas semanas, a Associação Brasileira da Piscicultura, entidade de âmbito nacional que reúne diversos elos dessa cadeia produtiva, esclarece que os peixes: tilápia e tambaqui criados profissionalmente, em cativeiro e com toda a segurança, não provocam a Síndrome em seres humanos.

Pará investiga três casos suspeitos de 'doença da urina preta'

Homem com suspeita de 'doença da urina preta' morre em hospital de Santarém

Vigilância Sanitária fiscaliza venda de pescado em Altamira

Segundo o pesquisador Roger Crescêncio, da Embrapa Amazônia Ocidental, não há nenhum registro de caso da doença que tenha como origem os peixes de cultivo. “A ciência comprova que a Síndrome de Haff pode ser causada pela ingestão de peixes contaminados, de origem desconhecida e que não foram criados em ambiente controlado”, esclarece a nota.

Eles seguem explicando que a piscicultura é industrial e verticalizada, seguindo a legislação e as boas práticas. “A tilápia e o tambaqui são criados em água doce, com total rastreabilidade. As empresas produtoras utilizam rígidos protocolos sanitários e de bem-estar animal, conferindo aos peixes de cultivo status de alta segurança alimentar. Peixe de cultivo é gostoso, saudável e seguro. A Peixe BR recomenda aos consumidores dar preferência a peixes de origem conhecida e que tenham sido criados em ambientes controlados”, finalizam.

Casos

Três casos são investigados no Pará, onde uma pessoa já morreu em decorrência da contaminação. Também foram registrados casos no Amazonas, na Bahia e no Ceará. Além de deixar a urina escura, a doença provoca dores musculares e insuficiência renal entre 2 e 24 horas após o consumo de peixes e crustáceos contaminados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 22h17 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

29° Sensação
14.3 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
83% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (17/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.