Baixe o APP vale do Xingu

Quinta, 16 de Setembro de 2021 21:32
93 99192-6623
Geral Pará

Programa 'Sua Casa' transforma lares de mais de 220 famílias em Cametá

Priorizando o atendimento para famílias carentes e com deficientes físicos, hoje (10), o governo do Estado beneficiou 229 lares de Cametá, no baixo Tocantins, com o "Sua Casa". O programa habitacional estadual concede até R$ 21 mil para...

11/09/2021 06h26
Por: Leonardo Barros Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Priorizando o atendimento para famílias carentes e com deficientes físicos, hoje (10), o governo do Estado beneficiou 229 lares de Cametá, no baixo Tocantins, com o "Sua Casa". O programa habitacional estadual concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa.

O governador Helder Barbalho entregou o carnê do programa para as famílias durante a realização da agenda no município. O chefe do executivo estadual explicou que o "Sua Casa" garante dois benefícios: um para a aquisição de material de construção e outro para ajudar no pagamento da mão de obra empregada durante a construção. 

"Hoje entregamos o "Sua Casa" para mais de 220 famílias, com o recurso do governo do Estado para melhorar a estrutura das casas. Para essas famílias, eu digo para vocês que utilizem com sabedoria. O benefício ajuda para conseguir o material de construção e para pagar o pedreiro. Dessa forma, vamos transformar a realidade da habitação dos moradores", destacou Helder Barbalho.

Somente na ação de hoje, 18 famílias com deficientes físicos foram beneficiadas na ação. Uma das pessoas contempladas foi dona Maria Suely Batista Cardoso, parte da rotina da senhora de 58 anos é costurar crochê para garantir a renda de casa. O sonho da cametaense é morar em uma residência melhor. "Eu não tenho condições de construir sozinha, mas fico muito feliz de receber essa ajuda para construir minha casa", contou.

As ações para o desenvolvimento habitacional dos paraenses, por meio do "Sua Casa", estão sendo expandidas para todas as regiões paraenses. A estimativa da Cohab é que o benefício já ajudou mais de 70 mil pessoas de 2019 até julho de 2021, em todo o Estado. 

Para a dona Cristiane Moraes Santos, o benefício vai ajudar a garantir uma casa com mais estrutura para o filho com autismo. "O meu desejo de garantir que o meu filho tenha uma casa melhor pra ele vai ser realizado. Eu tenho esperança que, com essa ajuda, tudo vai melhorar para nós. Construir um quarto pra ele era um sonho para todos da nossa família", festejou a dona de casa. 

Desde de 2019, até hoje, o "Sua Casa" contemplou 302 famílias que tem algum integrante com deficiência. O atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência é uma das prioridades do programa. 

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Por Ronan Frias (COHAB)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 21h16 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

29° Sensação
10.2 km/h Vento
57.8% Umidade do ar
83% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (17/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.