Baixe o APP vale do Xingu

Quinta, 16 de Setembro de 2021 21:05
93 99192-6623
Altamira Orientação

Vigilância Sanitária fiscaliza venda de pescado em Altamira

Ação é para prevenir a doença de Haff

10/09/2021 15h20 Atualizada há 6 dias
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A vigilância Sanitária de Altamira, sudoeste do Pará realizou na manhã desta sexta-feira (10), uma fiscalização em pontos de vendas de pescados na cidade. A ação foi no centro e em outros bairros como forma preventiva  à doença de Haff, mais conhecida como "urina preta".  

Pará investiga três casos suspeitos de 'doença da urina preta'

Piloto morre depois de avião explodir em Itaituba; ele estava transportando combustível

Os fiscais fazem o trabalho de investigação dos pescados que são vendidos. A fiscalização foi apenas para orientar os vendedores,  nenhum peixe foi apreendido pela Vigilância Sanitária. 

O órgão orienta que  os comerciantes verifiquem  a procedência dos peixes, sendo proibida, nesse momento, a venda de espécies  nativas do rio Amazonas.

Hospitais públicos oferecem oportunidade de emprego em: Altamira, Ananindeua, Barcarena, Parauapebas e Santarém

Após ser esfaqueada pelo ex, mulher sai correndo pedindo socorro; veja vídeo

"A equipe foi primeiro com o processo de orientação, a gente verificava como esses peixes estão sendo armazenados, a temperatura, se os peixes estão com as guelras bem avermelhadas. Porque a gente não sabe ainda qual é a origem do surto né, se é mau condicionamento, ou pode ser produtos químicos. A gente sempre tenta fazer essa orientação com os comerciantes e com a população que possa ficar em alerta nesse momento", acrescentou Laerte Pinheiro, coordenador da Vigilância Sanitária.

Nessa semana, Vitória do Xingu fez a proibição da entrada de pescado também do Amazonas. Arabaiana, Tambaqui, Pacu Manteiga e Pirapitinga compõem essa lista. 

A medida foi depois de casos suspeitos registrados em Belém e em Santarém, onde um mototaxista morreu com sintomas da doença. Os sintomas da Haff são dores nos pescoços, nos ombros e dores musculares. Um dos sintomas mais característicos é a urina de cor mais escura que aproxima a cor do café.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 20h56 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 34°

31° Sensação
10.2 km/h Vento
57.8% Umidade do ar
83% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (17/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (18/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.