Baixe o APP vale do Xingu

Sexta, 15 de Outubro de 2021 17:52
93 99192-6623
Altamira Meio ambiente

Morcegos estão atacando pessoas em Anapu

captura é o primeiro procedimento para que seja enviado a 10ª Regional de Saúde

02/09/2021 14h21 Atualizada há 1 mês
Por: confirmanoticia
Foto: Reprodução/Thiago Bernardi
Foto: Reprodução/Thiago Bernardi

A Vigilância em Saúde de Anapu saiu a campo para capturar uma espécie de morcego que está atacando pessoas na região do Surubim, no município.

Ainda segundo o órgão, nos últimos meses houve um aumento nos registros de ataques dos animais. A captura é o primeiro procedimento para que seja enviado a 10ª Regional de Saúde – Sespa, em Altamira, que mandará para o Laboratório em Belém.

Eles realmente atacam?

Todos os morcegos têm hábitos noturnos e só pensam em comer e manter-se a salvos quando saem de seu esconderijo. Portanto, não têm a intenção de atacar uma pessoa ou um animal doméstico.

Além disso, quando detectam um objeto grande que se move, como por exemplo um ser humano, sua primeira reação é fugir, já que o considerará um predador. Agora, se o animal se sentir atacado, estiver doente ou assustado, pode ser que tente morder para se defender.

Morcego e raiva

Os morcegos costumam sair do habitat durante a noite, à procura de alimentação. As vítimas normalmente são pessoas idosas e crianças, atacadas principalmente nas extremidades do corpo, como pés, mãos e cabeça.

Caso seja mordida por um morcego, a pessoa deve lavar o local do ferimento imediatamente com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para ser vacinada contra raiva.  Não se recomenda que tentem matar ou capturar o animal, que contribui para o equilíbrio ambiental e a cadeia alimentar.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da raiva humana aparecem de acordo com o avanço da incubação da infecção. Inicialmente, como um mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.

No caso de mordida por morcegos, pode ser desenvolvida a fase paralítica, quando ocorre dor, secreção no local da mordida, evoluindo para uma paralisia dos músculos. A paralisia pode levar a sintomas como alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária, mas a consciência do paciente é, geralmente, preservada.

A hipertensão e a insuficiência respiratória são as principais causas da morte de pessoas infectadas por raiva. Caso não tenha suporte para auxiliar na insuficiência, o paciente pode morrer entre cinco e sete dias, em casos de raiva por cães e gatos (raiva furiosa) ou até 14 dias, em casos de raiva paralítica.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Anapu - PA
Altamira - PA
Atualizado às 17h46 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 34°

35° Sensação
4 km/h Vento
71% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (16/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.