Luiz Carneiro cuida da saúde, e ele tem toda razão em agir assim, mas segundo dados divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, no Brasil, mais da metade dos homens não vai ao médico com frequência, e isso tem se tornado um problema sério.
Em uma carta aberta publicada pelo Instituto, profissionais da saúde fazem um alerta para os riscos desse comportamento. De acordo com o documento, 70% dos homens que chegam aos consultórios médicos foram influenciados pelas esposas ou pelos filhos, e 1600 homens precisam passar por um procedimento cirúrgico severo, como a amputação, por causa da falta de higiene íntima.
O tema ganhou repercussão no país depois que o presidente da república demonstrou preocupação com o assunto.
O alto índice de casos está associação a um costume ligado aos homens: mas afinal, eles realmente não gostam de ir ao médico?
A pesquisa realizada pelo instituto mostrou que mais de 90% dos homens, durante a pandemia, apresentaram sentimento de negação, problemas psicológicos que intensificaram essa dificuldade de lidar com a própria saúde e seus cuidados, razão pela qual a entidade resolveu publicar esse manifesto em defesa da saúde masculina.
No mês de julho comemorasse o dia do homem, e nada é mais importante do que cuidar da própria saúde.
Assista matéria completa: