Wednesday, 04 de August de 2021 10:19
93 99192-6623
Altamira Saúde

Ribeirinhos cobram medicamentos na rede pública de Altamira

Quem mora na ilha do chicote afirma que não há remédios no posto de saúde

22/07/2021 16h12 Atualizada há 2 semanas
Por: confirmanoticia
Foto: reprodução Vale do Xingu
Foto: reprodução Vale do Xingu

Maria de Fátima é líder cominitária na lha do Chicote e, segundo ela, quem mora em áreas alagadas, distantes do centro urbano de Altamira, está sem medicamentos para cuidados básicos, como hipertensão.

Baiana, como é conhecida,  é moradora da área ribeirinha, banhada pelo rio Iriri. Pelo menos 10 comunidades dependem dos atendimentos e medicamentos fornecidos no posto de saúde que fica na Ilha. Sem isso, quem mora distante quase um dia de viagem pelo rio, tem que vir buscar atendimento em Altamira.

 A dificuldade de acesso a essas comunidades é conhecida pelas autoridades na região. Com apoio do Ministério Público, a líder comunitária conseguiu que o posto de saúde fosse construído dentro da área que atende as ilhas no Iriri. Com a construção do posto, equipes de saúde e medicamentos fornecidos pela prefeitura de Altamira são enviados em missões.

Assim como os medicamentos básicos cobrados pela associação que representa os ribeirinhos, a vacina contra a covid-19 só chegou até a população pelo rio Xingu. Foram meses de preparação e muita cobrança de ongs, para que os ribeirinhos não ficassem desprotegidos diante da pandemia.

Baiana explica que a falta de medicamentos vem agravando problemas de saúde entre os moradores no Iriri, o que preocupa a líder comunitária.

A falta de medicamentos nos postos de saúde em Altamira já foi tema de reportagem aqui na Vale do Xingu. Em junho, pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo procuraram a nossa redação, pedindo ajuda.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Município de Altamira (SESMA), reitera que após a finalização das licitações e o faturamento das ordens de compra, estávamos aguardando a entrega dos medicamentos, que começou a acontecer desde a segunda-feira (19).

"Já começamos a receber os medicamentos que estavam em transporte. É necessário explicar que após o recebimento, é necessário todo um trabalho de logística e checagem para conferir os lotes, notas e datas de vencimento dos medicamentos, para saber se, de fato, estão corretos. Mas, ressaltamos que praticamente todo o estoque já foi recebido e após confirmação, estarão sendo distribuídos para Unidades Básicas de Saúde e unidades hospitalares.

É importante reafirmar que os pedidos demoram por conta do transporte,uma vez que estamos distantes de centros urbanos que fazem adistribuição das medicações. E, em breve, todo o problema com a falta de medicamentos será solucionada."

Confira a reportagem completa:

https://youtu.be/AFeWklm-JwQ

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 09h59 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

32° Sensação
4 km/h Vento
84% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.