Wednesday, 04 de August de 2021 08:40
93 99192-6623
Pacajá Recuperação

Uma das vítimas do acidente envolvendo torres deixa UTI

3 funcionários seguem internados em Altamira

22/07/2021 10h33 Atualizada há 2 semanas
Por: Jornalismo
Foto: Vale do Xingu
Foto: Vale do Xingu

Quase uma semana após a tragédia que matou sete funcionários e deixou mais de dez feridos em Pacajá, sudoeste do Pará, um dos trabalhadores deixou a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Público da Transamazônica onde foi transferido com mais três colegas.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pacajá, um morreu no caminho e três deram entrada na Unidade de Alta Complexidade em Altamira. Com a melhora do paciente, agora dois estão na ala da enfermaria e um segue na UTI. Uma quinta vítima do acidente foi levada até a cidade de Tucuruí, as demais tiveram ferimentos leves.

Na ultima sexta-feira (16), duas torres de transmissão caíram durante o processo de montagem que era feito por funcionários que atuam no "Projeto Novo Estado" responsável por levar a energia da Usina Hidrelétrica Belo Monte para outros estados. No dia da queda as torres não estavam energizadas. Cada uma tem cerca de 40 metros, o que equivale a um prédio de doze andares. 

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar se o caso se trata de um acidente de trabalho ou crime. Um dos funcionários, com exclusividade, chegou a afirmar ao Jornalismo da Vale do Xingu que momentos antes da queda as torres já estavam balançando. 

"Por pouco a torre onde a gente estava também não caiu", disse o homem que não vamos identificar.

Dias depois, a empresa resolveu afastar funcionários até a conclusão das investigações que contam com o apoio do Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves. Em nota, a SKIC Brasil informou que "ainda aguarda a apuração das causas do acidente no projeto Novo Estado, que está sendo realizada por uma empresa independente e pelas autoridades, e que está colaborando com as autoridades para que estas sejam esclarecidas o mais rápido possível.

Seguindo as boas práticas internacionalmente estabelecidas, os colaboradores foram afastados do projeto a fim de assegurar a efetividade e celeridade das investigações.

A SKIC Brasil informa também que, com o objetivo de assegurar a integridade de seus colaboradores e dar continuidade às investigações e perícias técnicas sobre a causa do acidente ocorrido no Projeto Novo Estado, na última sexta-feira (16/07), a empresa colocou parte do time do projeto em férias coletivas pelo período de 15 dias, de 26/07 a 09/08, com a possibilidade de prorrogá-las por mais 10 ou 15 dias. No momento, a prioridade é dar todo o apoio necessário às famílias das vítimas e aos feridos."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pacajá - PA

Pacajá - Pará

Sobre o município
Pacajá é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Sudoeste Paraense. Área: 11.832 km² População: 48.414 (2020) Municípios limítrofes: Portel (N), Tucuruí, Baião (L), Novo Repartimento (S) e Anapu (O)
Altamira - PA
Atualizado às 08h39 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

24° Sensação
2.1 km/h Vento
100% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.