Wednesday, 04 de August de 2021 08:38
93 99192-6623
Altamira Saúde

Morador denuncia que há 2 meses não consegue medicação em UBS

O medicamento é usado para tratamento de Hanseníase

21/07/2021 15h51 Atualizada há 2 semanas
Por: Jornalismo
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Toda a papelada são as receitas que o Alex Nazareno Gomes de Leite guarda do medicamento que toma há quase 10 anos. O morador do bairro Mutirão procurou a nossa equipe para denunciar. Ele já está há 2 meses sem tomar o remédio Talidomida. Quando chegou ao posto de saúde Ivanir Denardim onde costumava pegar o medicamento, teve que voltar pra casa sem nada.

Revoltado com a situação, Alex procurou a Secretaria de Saúde e foi informado que ele conseguiria o remédio no posto de saúde do bairro Colina, porém, chegando lá, também não conseguiu o medicamento. O autônomo ainda foi até o local por mais duas vezes e nada.

O Talidomida é um medicamento utilizado no tratamento da Hanseníase, Alex conta que só consegue dormir se tomar a dosagem.

A denúncia feita por ele é a mesma do professor Vitoriano Bill que utilizou a tribuna durante a sessão da Câmara de Vereadores para reclamar sobra a falta de medicamento. Ele também precisou ir atrás de remédio para a filha e não conseguiu.

"Não sei em que município vocês vivem, mas eu quero falar pra vocês que ontem eu, como usuário do SUS, fui buscar medicação para minha filha em um posto de saúde e não tinha a medicação que ela precisava" comentou o professor.

Por meio de nota a Secretaria de Saúde do Município de Altamira (SESMA), esclareceu que a medicação Talidomida não está em falta no município e que, por se tratar de medicamento de uso controlado, e que somente pode ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de ficar disponível exclusivamente na farmácia central, localizada na Unidade de Saúde Ilvanir Denardin, a medicação só pode ser prescrita em receita por médicos que estejam cadastrados na vigilância sanitária do município. Ainda em nota. reiteram que é essencial que o paciente, que já faz uso da medicação, fique atento e tenha esse esclarecimento. E reafirmam que nenhum medicamento de uso controlado é disponibilizado nas Unidades de Saúde, por requererem receituário próprio e que sejam cumpridas as normas de vigilância em saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 08h19 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

24° Sensação
1.9 km/h Vento
100% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.