Wednesday, 04 de August de 2021 09:37
93 99192-6623
Coronavírus Pandemia

Após pedir prorrogação de Calamidade Pública prefeitura fecha Unidades Sentinelas

As unidades eram referência de atendimentos de casos da covid-19

14/07/2021 10h35 Atualizada há 3 semanas
Por: Jornalismo
Foto: Vale do Xingu
Foto: Vale do Xingu

Desativadas! Assim estão as duas unidades de referência para Covid-19 em Altamira. Segundo a prefeitura, o fechamento das unidades sentinelas foi por conta da queda no número de casos da doença. Por meio de nota a PMA afirmou que a cidade avança com as vacinas combatendo o novo coronavírus.

 

Mas o que surpreendeu as lideranças sociais, foi o anúncio do fechamento das unidades em menos de uma semana após a prefeitura publicar no Diário Oficial o pedido de prorrogação do Estado de Calamidade Pública.

 

Jackson Dias é militante do Movimento dos Atingidos por Barragens e acompanha toda a situação. No documento a prefeitura pede que o estado de calamidade pública seja estendido até o mês de setembro.

 

“A prefeitura justificou a calamidade pública por conta da covid em Altamira então ela entrou na contradição. Pra que ela vai decretar mais 90 dias de Calamidade Pública se ela acaba de fechar as unidades sentinelas?”, questiona Jackson.

 

Caso a Assembleia Legislativa do Pará aprove, o município pode, por exemplo, dispensar licitações para obras e aquisições de bens e serviços por mais 90 dias . Em nota a prefeitura informou que a decisão é uma medida preventiva para eventuais acontecimentos e que a pandemia ainda não acabou. Jackson questiona a diminuição no número de casos da covid-19.

 

Agora pessoas que apresentarem algum sintoma leve de gripe deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, já quem apresentar falta de ar ou outro sintoma da COVID-19 deve procurar a Unidade de Pronto atendimento, UPA. Nas unidades sentinelas eram feitos os primeiros atendimentos, além da distribuição de medicamentos.

 

“Como a gente ainda tá na pandemia e a vacinação ainda tá um pouco atrasada né, porque já tem municípios aqui na região que estão vacinando 18 anos pra mais aqui parou nos 27, então seria necessário pelo menos uma unidade sentinela aberta pra poder fazer esse diagnóstico. A prefeitura justificou o fechamento  por conta da diminuição da doença mas também colocou a responsabilidade nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA pra atender esse tipo de caso", finaliza Jackson Dias.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA
Atualizado às 09h19 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

24° Sensação
2.1 km/h Vento
100% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.