Wednesday, 04 de August de 2021 10:09
93 99192-6623
Altamira Acidente energia

Pipa: uma brincadeira que pode gerar prejuízos dentro de casa

No mês de junho, foram registrados mais de 1400 ocorrências de falta de energia provocada por pipas em todo Pará

14/07/2021 09h21 Atualizada há 3 semanas
Por: confirmanoticia
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Julho é o mês onde o céu de qualquer cidade ganha cores que vão além do azul e branco. As pipas começam com frequência aparecer. Em Altamira, a brincadeira começou mais cedo, já que os jovens não estão indo às escolas por causa da pandemia. O estudante Wagno Silva não perdeu a tradição, mas escolheu um espaço adequado pra empinar.

E ele está certo porque essas brincadeiras vem gerando perigo, especialmente para aquelas pessoas que insistem em empinar pipa em áreas onde há fiações elétricas. 

Segundo a concessionária de energia elétrica no mês de junho, foram registrados mais de 1400 ocorrências de falta de energia provocada por pipas em todo Pará. Para ter uma ideia nos meses de janeiro a maio deste ano, foram contados pela empresa a metade desse número”. 

E cada ano que passa, as interrupções só vem crescendo. Em 2018 foram 2.100 casos. Em 2019, 3116. No ano passado esse número soltou para 7 mil ocorrências. E as orientações da concessionária seguem para que não haja resgate da pipa quando enroscar na rede. É recomendando escolher um espaço aberto para brincar. É bom evitar soltar pipas em canteiros centrais das ruas e onde há grande fluxo de veículos e não usar cerol nas linhas. 

Orientações: 

 - Ninguém deve resgatar uma pipa enroscada na rede, pois além de causar desligamento de energia, o acidente pode gerar vítimas fatais; 

- A recomendação sempre é brincar em espaços abertos, em que não exista nenhum cabo de energia;

-Evite soltar pipas em canteiros centrais das ruas e locais em que existe fluxo de veículos e não utilize "rabiolas", pois elas podem enroscar nos fios elétricos, podendo ocasionar choque; 

- Jamais utilize cerol, linha "chilena" ou papel alumínio na confecção da pipa, pois estes materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco à vida de quem brinca e de pessoas que circulam pelo local;

 Dessa forma os números para esse ano podem diminuir.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 09h59 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

32° Sensação
4 km/h Vento
84% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.