Wednesday, 04 de August de 2021 10:21
93 99192-6623
Altamira Meio ambiente

Destruição de áreas florestais provoca migração de animais para cidade

Segundo especialista, os bichos acabam indo atrás de alimentos

13/07/2021 13h43
Por: confirmanoticia
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Tamanduá, aves silvestres e até mesmo cobras. Esses animais que são encontrados em bosques e parques, além da floresta estão sendo vistos e assuntando moradores na cidade, no centro urbano de Altamira. Mas o que estaria acontecendo para que esses episódios se tornem mais comuns por aqui? Para o professor de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, Felipe Bittioli, a destruição dos locais onde esses animais vivem é um dos motivos da migração.

Cobras que são muitos comuns serem encontradas. Nesse vídeo, por exemplo, moradores acionaram o Corpo de Bombeiros para fazerem a retirada dela que estava em frente a uma casa. 

No caso do Tamanduá, encontrado na orla da cidade, o especialista diz que esses animais só saem da área em que vivem por um motivo. E se eles não encontram alimento por lá tem uma explicação óbvia, mas preocupante.

Nesse caso o animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros que fez posterior soltura. Altamira tem grandes áreas verdes dentro da própria cidade, mas até hoje não conta com um local especifico onde esses animais possam ficar ou até mesmo serem tratados caso encontrado ferido ou debilitado. É o que aconteceu com as araras que foram cuidadas dentro do Batalhão do Corpo de Bombeiros, pela ausência de lugar para tratá-las antes de serem soltas.

Procurada pela reportagem para explicar a falta de um local especifico para atendimentos desses animais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo disse que está em fase de tratativas com a concessionária de Belo Monte para avaliar a possibilidade de implantação de um bosque dentro do parque que está sob a gestão da Norte Energia. 

A Norte Energia informa que não foi procurada até o momento para tratar sobre o assunto, e segue aberta ao diálogo. A empresa destaca que contribui com a conservação da fauna da região da Usina Hidrelétrica Belo Monte por meio de projetos de proteção e monitoramento de quelônios e outras espécies aquáticas e terrestres, tendo encerrado suas atividades de resgate e salvamento de animais, associadas à fase de implantação do empreendimento e de formação dos reservatórios, em 2018.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h19 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

35° Sensação
4 km/h Vento
66% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.