Nesse domingo (11) um vídeo relatando a morte de um recém-nascido, em Senador José Porfírio, chamou atenção nas redes sociais. Nas imagens, uma mulher relata que o bebê morreu porque as duas incubadoras estariam com defeito, ela ainda mostra o aparelho com um adesivo indicando que não estaria em uso e logo depois mostra o bebê que faleceu.
Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura do município divulgou uma nota para esclarecer o fato. “O Município de Senador José Porfírio, vem prestar seus sentimentos e condolências pelo óbito do RN de Jeisiane Barbosa da Silva. Assim como esclarecer os fatos ocorridos”
Segundo a administração municipal, no relatório, a diretora administrativa do Hospital Municipal, informa que o RN nasceu bem, em condições estáveis, inclusive foi liberado para lactação. “Após 24 horas, que o médico plantonista decidiu efetuar a regulação ao Hospital Regional da Transamazônica pelo fato de icterícia, com internação na qualidade de emergência, posteriormente apresentou dificuldades na sucção ao seio materno, identificando que se encontrava com a presença de leite materno na aspiração, evoluindo com apneia com posterior parada respiratória do RN, com todas as manobras de ressuscitação inclusive intubação endotraqueal, sem êxito, com declaração de óbito as 16:20h.”
O município ainda, que o vídeo, de pessoa que se diz ser tia da mãe do RN, alegando não possuir incubadora em funcionamento, é total inverdade. “Em realidade o Hospital possui 03 (três) incubadoras, 01 (uma) de transporte com defeito e, (02) duas em pleno funcionamento, que é uma fixa e outra de transporte. Por fim, a título de esclarecimentos, a secretaria envia fotos dos seus equipamentos em funcionamento.”
Mín. 22° Máx. 40°