Segunda, 25 de Janeiro de 2021
93 9192-6623
Saúde Dietas

Dietas restritivas, sem orientação, podem levar à anemias

Dietas restritivas, sem orientação, podem levar à anemias

18/06/2019 07h27 Atualizada há 2 anos
6
Por: confirmanoticia
Dietas restritivas, sem orientação, podem levar à anemias

Deixar de comer determinados tipos de alimentos sem orientação médica ou de nutricionistas pode ocasionar sérios prejuízos à saúde. As dietas restritivas, ou seja, quando se retira um grupo ou alguns grupos de alimentos do cardápio com a finalidade de emagrecer, apesar de parecerem benéficas por ajudarem na perda de peso em alguns casos, nem sempre são saudáveis e podem provocar doenças, como a anemia.

De acordo com a médica hematologista, Dra. Renata Rodrigues, a anemia ocorre quando a produção de glóbulos vermelhos diminui, deixando a concentração de hemoglobina abaixo do normal. “Esta importante proteína absorve e transporta oxigênio aos tecidos e sua baixa concentração compromete o bom funcionamento do organismo. Tal situação pode ocorrer por diversos motivos, entre eles, restrições alimentares. Quem adota dietas restritivas sem orientação médica, reduzindo significativamente o consumo de carnes vermelhas por exemplo, pode desenvolver a anemia carencial, decorrente da ingestão reduzida de ferro e de vitaminas encontradas em tal alimento”, explica. 

A anemia, antes de ser diagnosticada, apresenta alguns sintomas como indisposição, tonturas, palidez, queda de cabelos e enfraquecimentos das unhas. Tais sintomas podem indicar a deficiência de ferro ou de outras vitaminas no organismo. “O diagnóstico da anemia é feito através de hemograma, que indicará os níveis de hemoglobina no sangue, necessitando também de exames complementares para definir sua causa”, afirma.

Para prevenir o problema, caso o desejo seja emagrecer, a especialista recomenda uma dieta equilibrada, adequada à idade do paciente e que seja acompanhada por equipe multiprofissional. Tal dieta deverá conter alimentos ricos em ferro, minerais e vitaminas, conforme necessidade nutricional do paciente. “É importante que qualquer um dos sintomas elencados acima seja relatado ao médico ou ao nutricionista para que seja feito o diagnóstico precoce da anemia, caso a redução no consumo de determinados nutrientes tenha evoluído para este quadro, bem como para que se possa iniciar o tratamento adequado o quanto antes”, finaliza.

(Matheus Freire)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 14h30 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

34° Sensação
6 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias