Terça, 17 de Maio de 2022
30°

Pancada de chuva

Altamira - PA

Altamira Ajuda

Família pede ajuda para conseguir psiquiatra para filho com depressão

Prefeitura de Altamira não disponibiliza profissional para atendê-lo

22/06/2021 às 19h36 Atualizada em 23/06/2021 às 07h16
Por: Jornalismo
Compartilhe:
Foto: Vale do Xingu
Foto: Vale do Xingu

Para tentar um tratamento especializado a família decidiu procurar o Centro de Apoio Psicossocial de Altamira, mas o órgão informou que não há psiquiatra disponível.

Uma vez por mês o paciente vai ao Centro de Atenção Psico Social para fazer atendimento, mas sem um psiquiatra, a família reclama da falta de um medicamento receitado por um profissional da área para que ele consiga dormir. O pai e a madrasta do jovem moram na área rural e precisaram largar tudo lá para vir à cidade cuidar dele que foge de casa quando tem crises.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 5,8% dos brasileiros brasileira sofrem de depressão – um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas Américas Já o número de pessoas com esquizofrenia no país é de cerca de 1,6 milhão. 

Na pandemia do novo coronavírus, transtornos emocionais tiveram um aumento no número de casos, e além disso, famílias que foram impactadas financeiramente também enfrentam dificuldades para oferecer tratamento especializado aos pacientes, como é caso dessa família onde o dinheiro que recebe é para pagar o aluguel e os medicamentos do paciente, mas a quantia não é suficiente.

Em nota a Secretaria de Saúde do Município de Altamira informou que no dia 10 de junho a acompanhante do paciente, compareceu ao CAPS II relatando que o jovem estava em surto psicótico. Houve atendimento feito pelas técnicas do Serviço Social e foi orientado que era necessário seguir à risca a administração da medicação de uso controlado. A nota afirma que atualmente o Centro de Atenção Psicossocial está descoberto da especialidade médica da área da psiquiatria, por conta da precariedade de encontrar esse profissional no interior do Estado. A equipe multidisciplinar é composta por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagoga, enfermeira, e técnicos de enfermagem.

Confira a reportagem completa:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Altamira - PA
Sobre o município Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2018 era de 113 195 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil.
Altamira - PA Atualizado às 14h03 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

Qua 32°C 23°C
Qui 29°C 22°C
Sex 26°C 22°C
Sáb 28°C 21°C
Dom 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete