O presidente Jair Bolsonaro tem uma agenda nessa semana no município de Novo Repartimento. A previsão é que ele desembarque às 15h, de sexta-feira (18) para participar da cerimônia de liberação da pavimentação de 102 km da Rodovia Transamazônica (BR-230/PA) e da assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da ponte sobre o Rio Xingu, na Fazenda Alto Bonito, BR-230, Km 248.
Ponte Rio Xingu
No final de abril, em uma live exibida no Youtube, o presidente do Sinduscon-PA (Sindicato da Indústria e Construção), esteve com o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Deputado Federal e Vice-Líder do governo na Câmara dos Deputados, Joaquim Passarinho, e o Vice-Presidente executivo da Fiepa, José Maria Mendonça, para tratar do tema: as perspectivas do Ministério aos projetos de interesse do setor da construção no estado do Pará.
Na ocasião, Tarcísio Freitas falou sobre a construção da ponte sobre o rio Xingu. "Queremos da ordem de serviço na ponte do Xingu, aquela ponte entre Anapu e Altamira. O presidente se comprometeu a fazer aquela ponte, recebeu um vídeo de um popular, e imediatamente pediu providência e hoje já temos a ponte contratada e bem contratada porque quem vai fazer a ponte no Xingu é a mesma empresa que está fazendo a ponte internacional de Foz [...] queremos continuar avançando na BR-230, na direção de Placas, Medicilândia, Rurópolis. Ligar 230 até Rurópolis é um grande objetivo nosso”, declarou.
Em sua primeira manifestação sobre o assunto, em dezembro de 2020, o Ministro informou que havia uma pendência ambiental a ser resolvido com o governador Helder Barbalho, mas que em janeiro o contrato seria assinado.
O próprio presidente Jair Bolsonaro citou a obra em uma live transmitida por sua página do Facebook, no ano passado. Ele fez o compromisso de estar na região para a inauguração.
A época ele afirmou que o tempo previsto para primeira fase do projeto seria de 12 meses. Com a construção da ponte, as filas devem acabar e o trânsito será mais rápido.