Wednesday, 04 de August de 2021 10:53
93 99192-6623
Geral Pará

Seduc vai em busca dos alunos que deixaram de frequentar as aulas durante a pandemia

Entre 14 e 18 deste mês, o trabalho está sendo realizado na área das 17 escolas que ficam nos bairros de Batista Campos, Condor, Cremação, Guamá e Jurunas

15/06/2021 13h44 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A Escola Estadual João Renato Franco, no bairro da Cremação, em Belém, promove nesta terça-feira, 15, o Dia D da Busca Ativa, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que faz o levantamento e o chamamento dos estudantes que, por alguma dificuldade ou necessidade, se afastaram das atividades pedagógicas.

A escola da Cremação está na jurisdição da 3ª Unidade Seduc nas Escolas (3ª USE), que promove a Semana da Busca Ativa nas 17 unidades escolares sob sua gestão, no período entre 14 e 18 de junho. A busca ativa é uma diretriz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizada em parceria com as escolas das redes municipais e estaduais por meio das USEs.

A gestora Mônica Costa informou que o objetivo da ação é trazer esses alunos de volta e reintegrá-los às atividades pedagógicas. "Com esse intuito, estamos espalhando cartazes em nossas unidades de ensino e utilizando o “bike som” nas comunidades em que coordenamos”, explicou.

Na Escola Estadual João Renato, por exemplo, a busca ativa ocorre desde 2020, antes do início da pandemia do novo coronavírus, quando o corpo docente montou um plano de ação, conforme detalha a diretora da escola, Silvana Evanovicth.

“A equipe técnica e a equipe diretiva da unidade escolar se reuniram com os professores e, juntos, montamos um plano de ação. Essa estratégia educacional tem o intuito de resgatar esse aluno que ficou fora do contexto escolar, durante a pandemia da Covid-19”, afirma.

IMPACTOS

Silvana diz que o trabalho busca verificar os motivos pelos quais o estudante não participa das atividades pedagógicas da escola nem de maneira remota. "Devido ao período pandêmico, a questão econômica afetou consideravelmente os alunos mais carentes e, por muitas vezes, eles não podiam tirar uma xerox ou até mesmo assistir às aulas on line. Dessa forma, com o intuito de minimizar esses impactos, a Seduc, por meio da 3ª USE, está nos ajudando a fornecer esse material pedagógico impresso, o que tem garantido o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”. 

Tia de uma aluna da Escola Estadual João Renato Franco, Monique Fernandes diz que a Busca Ativa é uma ação de grande importância para os estudantes afastados da escola por algum motivo e relata o caso de sua sobrinha.

“No início do ano, ela não estava participando das atividades escolares; então, uma de suas professoras entrou em contato comigo, para saber quais os motivos da ausência dela, suas dificuldades, entre outras questões. Particularmente, achei a iniciativa muito importante, porque mostrou que a escola se importa com o aluno. Agora, minha sobrinha está muito empolgada e, quando chega um novo material de estudo, ela faz de forma prazerosa. Portanto, queria dar os meus parabéns à equipe de professores, coordenação pedagógica e direção escolar, por essa brilhante ação”, disse ela.


SERVIÇO


A Busca Ativa ocorre entre os dias 14 e 18 de junho, em todas as 17 escolas jurisdicionadas pela 3ª USE e que compreendem os bairros da Batista Campos, Condor, Cremação, Guamá e Jurunas.


*Por Vinícius Leal, com a colaboração de Rodrigo Moraes (Ascom/Seduc).

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h39 - Fonte: Climatempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 32°

35° Sensação
4 km/h Vento
66% Umidade do ar
67% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Friday (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.